Vestibulandos devem ficar atentos às datas do SiSu, ProUni e Fies

Publicado em 14/01/2017 00:01

Por Vinicius da Costa

1-O diretor da Escola Estadual Professor Itael de Mattos, Amauri BassettoOs estudantes de todo o país que fizeram as provas do Enem – Exame Nacional do Ensino Médio – poderão consultar as notas obtidas no exame a partir do dia 19 de janeiro. A divulgação será feita pelo site do Inep – Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira –, na “Página do Participante”.
As notas das provas poderão ser usadas como forma de ingresso nas principais universidades do país por meio de programas sociais do Governo, como SiSu – Sistema de Seleção Unificada –, o ProUni – Programa Universidade para Todos – , e Fies – Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior –.
O diretor da Escola Estadual Professor Itael de Mattos, Amauri Bassetto, disse que alunos e familiares devem ficar atentos aos prazos dos referidos programas, bem como na escolha destes sistemas beneficiadores para ingresso no ensino superior, destacando que cada um dos três possui objetivos definidos.
“O SiSu selecionará, a partir do dia 23 de janeiro, candidatos para as vagas disponibilizadas pelas universidades públicas que utilizam a nota do Enem como a única etapa do vestibular. Já o Prouni que iniciará as inscrições no dia 30 de janeiro, visa conceder bolsas de estudos, para estudantes de baixa renda, integrais ou parciais (100% e 50%) de acordo com a nota obtida pelo aluno. Deve ainda preencher alguns requisitos como o de ter estudado todo o ensino médio em escola pública, ter obtido mais de 450 pontos na prova e não zerar na redação” disse.
O ProUni, iniciará as inscrições no dia 30 de janeiro, oferecendo desconto de 50% a 100% para os alunos que alcançarem média de 450 pontos no Enem.
“Já a consulta de vagas para o Fies poderá ser feita a partir do dia 8 de fevereiro. Os contratantes do benefício devem pagar durante o curso, a cada três meses, o valor máximo de R$150, referente aos juros incidentes sobre o financiamento. Após a conclusão do curso, o estudante terá 18 meses de carência para começar a pagar o benefício. Podem participar os estudantes que fizeram o Enem a partir do ano de 2010, e tenham obtido média aritmética das notas nas provas igual ou superior a 450 pontos, nota na Redação superior a zero e comprovem renda familiar mensal bruta per capita de até três salários mínimos”, enfatizou Amauri Bassetto.

Última Edição