A saúde do homem
Embora cuidar da saúde do homem seja imprescindível para preservar sua qualidade de vida e longevidade, há quem deixe para buscar ajuda médica apenas em último caso, o que pode gerar consequências graves. Esse descuido costuma ser cultural e pode sair caro para os homens.
Como estamos na campanha do Novembro Azul, vamos mostrar a importância de cuidar da saúde masculina.
Muitos homens não têm o hábito de se consultar com um médico regularmente, além de serem desatentos quanto a possíveis sintomas que possam sentir no seu dia a dia.
Ao consultar-se com um médico e fazer exames de rotina, pode-se evitar o aparecimento de doenças a partir da recomendação da adoção de hábitos mais saudáveis de acordo com as necessidades específicas de cada homem. Além disso, esse acompanhamento também permite a identificação de doenças em estágio inicial, o que possibilita um tratamento mais rápido e eficaz.
Na prática, isso quer dizer que homens que realizam check-ups, fazem o tratamento de forma correta quando são diagnosticados com alguma patologia e seguem hábitos mais saudáveis tendem a ter uma vida mais longeva.
A falta de atenção com a saúde, mais fatores genéticos e hábitos nada saudáveis podem ser a combinação perfeita para favorecer o aparecimento de uma série de doenças que são mais frequentes entre as pessoas do sexo masculino. Veja, a seguir, quais são as principais patologias:
Câncer de próstata
Doenças cardiovasculares
Câncer de pulmão
Diabetes
Doenças hepáticas
A prevenção é fundamental para uma vida mais saudável e duradoura, o que compreende visitar o médico regularmente, fazer exames de rotina e adotar hábitos mais saudáveis e praticar exercícios físicos regularmente.
Se você é do tipo de pessoa que só vai ao médico quando o seu organismo apresenta algum problema, está na hora de mudar esse comportamento. Fazer consultas e exames de rotina é indispensável para acompanhar a sua saúde, tendo a oportunidade de descobrir eventuais doenças de forma precoce e tratá-la rapidamente.