Ortogamis Bento

Publicado em 9/07/2016 00:07

O meu amigo de todas as horas, Ortogamis, é o nosso herói de hoje.
É filho de D. Joana Cândida e Seo José Maria Bento Filho, natural de Auriflama, nascido aos 07 de julho de 1951. Eletricitário da CPFL, professor de Biologia e Matemática, pós-graduado em Administração (FGV), Marketing (PUC) e Gestão Municipal na Área de Saúde (FAMERP), conselheiro administrativo e fiscal da Santos Brasil, Telemar, Telemig e Vivo, mas com certeza, Bento se tornou herói quando se tornou bancário.
De Mirassol, Ortogamis veio para Santa Fé do Sul, em 1971, para tomar posse na agência do Banco do Brasil que na época tinha apenas doze funcionários, depois teve até oitenta, e o gerente era Caetano Ângelo de Menezes.
Em 1973 a professora Maria Dolores Romeiro Manzano conquistou seu coração e se casaram naquele ano na igreja Matriz da cidade.
Em 1991, Ortogamis, como gerente, foi para Lins, terra de Edson Real, Adilson do Banespinha e Dr. Moringa. Depois, transferido para Bagé, conheceu o Minuano, aquela rajada polar de vento a zero grau Celsius e aprendeu a enfrentar o frio gaúcho, tomando muito vinho e chimarrão. Gostoso também era beber a nobre cerveja uruguaia, Norteña, que ficava descansando sempre em baixo da pia.
Em seguida, trabalhou com o Tomonari, na agência de Maringá e de Ribeirão Preto, em 1996. Em Ribeirão, da agência centro perto do Theatro Pedro II a ligação era direta com o famoso Pinguim, local onde acontecia o encontro de amigos e clientes.
No ano seguinte, em Caxias do Sul, agora como superintendente do banco começou a apreciar os queijos, naturalmente acompanhados de uma boa carta de vinhos.
Em 2000, aposentado, decidiu vir para a Terra do Sol, por que quem bebe desta água sempre volta. Até 2008, foi secretário da saúde e planejamento, no governo Itamar Borges. Nas ações sociais foi presidente do CRA – Centro de Referência da Criança e Adolescente e é presidente da AABB – Associação Atlética Banco do Brasil, voluntariado que dura mais de 30 anos. Nos anos 80 fomos parceiros na organização de festas do Dia das Mães, no Tênis Clube, homenageando os atletas do racha quando faziam 50 anos de idade.
As orquídeas são o seu hobby. Ortogamis, orquidófilo apaixonado possui uma coleção de mais de 500 espécies, dentre elas Cattleya walkeriana e Vandas da Tailândia. No seu sítio cria galinha caipira da raça Brahma, proveniente da Ásia, carneiro e pavão azul.
Além de tudo é um grande esportista. Além de racheiro da gema, grande beque, apelidado de Jegão, pelo seu porte físico e determinação nas jogadas de área, é penta campeão de futsal pela AABB, como jogador, treinador e dirigente, nos anos de 73, 74, 75, 77 e 78, na Quadra do Iepim, sob a batuta de Lucilo, Adalberto e Arnaldo. Em 76, o time do Banco Novo Mundo, o qual fui jogador, foi campeão e quebrou naquele ano a trajetória vitoriosa da equipe abeana. Segundo Ortogamis, a seleção da AABB santafessulense de todos os tempos é formada por Écio Menegão, Normando, Gino, Luiz Carlos, Antônio Carlos e por ironia do destino, os reservas são: Darcio e Zé Maria, da seleção brasileira.
A amada e fiel torcida do nosso herói Ortogamis Bento é composta por Lolita; Ricardo; Rogério e os netos Igor, Clara e Diogo; Karina e os netos Lucas e Isabella.

Última Edição