Botafogo de Santa Fé saúda Botafogo do Rio

Publicado em 7/12/2024 00:12

Você sabia que existiu o Botafogo de Santa Fé do Sul?
No final dos anos 80, a minha família morava na Rua Seis, entre a Nove e a Onze.
Como era uma rua plana e pavimentada, formamos um time de futebol de rua para o lazer da garotada. Assim, os meninos da vizinhança fizeram as traves com latas de tinta cheias de cimento com armação de barras de ferro.
Eu, como empresário e técnico, fui providenciar o uniforme para o time. Naquele tempo, somente a Casa Kumayama vendia uniforme infantil, mas tinha restado apenas o fardamento do Botafogo Futebol e Regatas do Rio.
Com a conquista da Libertadores pelo alvinegro carioca, os atletas santafessulenses que integraram a Estrela Solitária da época, num ato de solidariedade ao Glorioso, prestam homenagem ao Fogão pelo inédito título de campeão das Américas.
Assim como o time da nossa Estância, o Botafogo do Rio sempre teve um elenco de craques como Mané Garrincha, Nilton Santos, Didi, Zagalo e Jairzinho, que foram campeões mundiais pelo Brasil.
Assim, os nossos gloriosos da bola, como Fernado Benitez, Júlio e Cesinha Carneiro, Evandro e Eduardo Watanabe, Juninho do Seo Hélio da Cantina, César Lépore, Charles Gouveia, Ronaldo Braguini, dentre outros, são tão vitoriosos como Luiz Henrique, Igor Jesus e Alex Telles que recentemente foram convocados para a seleção brasileira.
A diferença era somente no ato de receber o “bicho”.
Os nossos heróis campeões, incluindo o mascote do time, Émerson Watanabe, infalivelmente, após a contenda, recebiam suco de caju e tamarindo, sanduíche, bolo e sorvete artesanal da D. Lúcia, independentemente do resultado da partida.

Última Edição