Colesterol: mocinho ou vilão?
O colesterol é um composto gorduroso utilizado para a produção das membranas celulares e de alguns hormônios. As frações do colesterol são: HDL (bom colesterol), LDL (colesterol ruim) e VLDL(colesterol produzido no fígado), sendo que o organismo fabrica a maior parte do que necessita. Porém, o colesterol também é encontrado em alimentos de origem animal, como ovo, carne e leite.
Limitar alimentos que contém gorduras trans e insaturadas pode ser uma forma eficaz de gerenciar os níveis de colesterol.
O fígado produz naturalmente o colesterol, que viaja por todo o corpo usando proteínas na corrente sanguínea.
O colesterol é um bloco de construção essencial para as membranas celulares.
Juntamente com o seu papel de construção de células, o colesterol é necessário para a produção de hormônios, vitamina D e substâncias que trabalham para metabolizar alimentos gordurosos.
No entanto, o estilo de vida e genética podem fazer com que o corpo produza muito colesterol. Quando se acumula nas artérias, ele pode bloquear o fluxo sanguíneo, o que pode levar à doença coronariana, ataque cardíaco, enfarte e acidente vascular cerebral.
Seguir uma dieta nutritiva e equilibrada é um modo de ajudar a moderar os níveis de colesterol sérico.
Alimentos ricos em colesterol incluem carne vermelha, aves com pele e laticínios integrais.
Optar por uma dieta saudável rica em fibras, frutas, vegetais e cereais integrais, além de fontes de proteína magra, praticar atividade física regular ajudam a manter níveis ideais de colesterol e promover a saúde geral. Neste caso podemos dizer que o colesterol é o mocinho da história.