Conceição…

Publicado em 21/05/2016 00:05

“Conceição, eu me lembro muito bem…” esta foi a música que o identificou e por que não, nos identificamos, lá na memória da nostalgia, com o último grande cantor da Era do Rádio, Cauby Peixoto.
Os compositores Nelson Souto e Antonio Carlos de Sousa e Silva contaram uma história simples inserida num samba-canção que fez o maior sucesso da época na voz possante e afinada deste nosso herói que hoje.
Era o cotidiano do morro do Rio de Janeiro que ainda hoje pode ser descrito como tal. Conceição era uma moça que tinha sonhos como todos nós, de melhorar de vida, ser alguém neste mundo cruel e de fantasias.
E a sua voz aveludada aliada a uma exuberante interpretação fez nascer ali um astro insubstituível, atemporal, que pairou incólume por todos os modismos, com sua técnica primorosa.
Tal qual Nelson Gonçalves, Cauby era fã e imitador do grande Orlando Silva. Assim ele uniu a potência do “Rei da Voz” e a voz melodiosa do “Cantor das Multidões” com o seu timbre grave e suave, criando um estilo próprio para sua interpretação.
Quando ele se aliou a Ângela Maria, a nossa querida “Sapoti”, a mais bela voz do Brasil, ambos formaram uma dupla imbatível em termos de musicalidade e o show foi sucesso de público.
Não é todo mundo que trabalha aos 85 anos de idade e consegue a marca de 70, na carreira profissional. Este não é um herói do cotidiano, é um super-herói dos gibis de aventura que combate o mal com alegria utilizando como armas o dom da musicalidade. Cauby Peixoto é imortal, o “Imortal da Música Popular Brasileira e Internacional”.
A última vez que ouvi Cauby cantar foi no programa “Álbum de Recordações” do inesquecível Francisco Alexandre, na Rádio Santa Fé AM. Depois, quando podemos, nas serenatas da vida, estamos entoando as canções que ele interpretou durante os seus dias de glória.
Lembrando da Conceição, enfermeira-chefe do Hospital Dr. Rodolfo Abdo, nos anos 70, e a atual Conceição, presidente do Gavas, da cidade, temos aqui na Terra das Araras Azuis, Amarelas e Vermelhas, duas divas inspiradoras da música brasileira, que, através delas e dos fãs número um de todo Brasil, homenageamos a “Última Grande Voz” deste país, o incomparável Cauby Peixoto!

Última Edição