Dia da Criatividade
O nosso herói de hoje é Leonardo da Vinci, um dos artistas e pesquisadores mais criativos da História. Ele dizia que “Pouco conhecimento faz com que as pessoas se sintam orgulhosas. Muito conhecimento, com que se sintam humildes”. Em homenagem ao seu nascimento, 17 de novembro, é celebrado o Dia da Criatividade.
Mas, o que de fato é a criatividade? Um dom? Uma qualidade mágica e restrita que um grupo seleto de pessoas possui ou uma habilidade que pode ser desenvolvida e aperfeiçoada ao longo do tempo?
Então, é possível eu ser uma pessoa mais criativa?
Com os incentivos certos, é possível aumentar o fluxo de criatividade e abrir portas tanto na rotina pessoal quanto no mercado de trabalho.
A criatividade se baseia na criação e desenvolvimento de ideias originais. Um músico, por exemplo, não precisa ser um excelente músico para ser criativo. Como exemplo, podemos usar o fundador da banda Nirvana, “Kurt Cobain”. Para muitos, Kurt era considerado um músico simplista.
Longe de ser entendida como um “dom”, o ato de ser criativo é adquirido ao longo do tempo, de acordo com as influências com que cada indivíduo possui contato. Óbvio, existem aquelas pessoas que possuem uma maior facilidade para serem inventivas e inovadoras, no entanto, é preciso que essa habilidade seja trabalhada diariamente. Steve Jobs dizia que mentes criativas como a dele “na realidade não inventaram nada, só viram algo que escapou aos outros”.
Albert Einstein, físico alemão que desenvolveu a teoria da relatividade dizia que “Somos 1%, inteligência e 99%, suor”.
Antoine-Laurent de Lavoisier, químico francês dizia “Nada se cria, tudo se transforma”. Nenhuma ideia é 100% nova pois, pra tudo, nos baseamos em algo que já existe. Assim, a quebra do comodismo pode ser uma excelente maneira de ter boas ideias.
A leitura é um hábito enriquecedor, é uma ótima maneira de adquirir novos conhecimentos, desenvolver a capacidade de interpretação e, consequentemente, de ser mais inventivo. O importante é você expandir seu conhecimento de mundo e possuir um vasto repertório de referências.
A criatividade representa a originalidade de quem tem capacidade, inteligência e talento para criar, inventar ou fazer inovações na área em que atua. É a interação da mente de uma pessoa com o mundo pela sua capacidade de inventar, de criar, de compor a partir da imaginação.