Dia do Compositor Brasileiro

Publicado em 7/10/2022 00:10

Hoje, dia 7 de outubro, é o Dia do Compositor Brasileiro.
A data foi criada em 1948 pelo compositor Herivelto Martins (1912 – 1992), que integrou a União Brasileira dos Compositores (UBC) na década de 40.
O nosso herói de hoje é Herivelto Martins, cantor, compositor, grande incentivador da música brasileira que colaborou grandemente para a valorização dos músicos no país.
Segundo sua filha, a atriz Yaçanã Martins (1954), ele não só criou a data como fundou a União Brasileira de Compositores e ajudou a regulamentar a profissão. Pixinguinha cruzava com ele na rua e dizia: ‘Devo a minha aposentadoria a esse homem’.
Herivelto Martins, compositor de vasta obra, teve sua carreira consolidada com a difusão do rádio, expansão da indústria fonográfica e do cinema falado.
O Rio de Janeiro vivia o auge cultural reunindo renomados artistas. Herivelto afirmou-se como compositor, ao lado de Noel Rosa, Ary Barroso, João de Barro e Lamartine Babo.
Segundo Zuza Homem de Melo, ao integrar o coro da RCA Victor no início dos anos 1930, ficou conhecido pelo hábito de introduzir breques nas gravações.
Foi na RCA que Herivelto conheceu seu parceiro Francisco Sena. Juntos formaram o Duo Preto e Branco, cuja qualidade vocal chamava atenção da crítica especializada. Foi uma das primeiras formações a cantar em dueto, se diferenciando do esquema “pergunta e resposta”, muito comum na época.
No fim dos anos 1930, após a morte de Sena e sua substituição por Nilo Chagas, Herivelto conheceu Dalva de Oliveira, com quem se casou e teve uma conturbada relação amorosa.
Com Dalva (1917 – 1972) e Nilo Chagas (1917 – 1973), formou o conjunto vocal Trio de Ouro, que inovou, mais uma vez, ao trazer duas vozes masculinas e uma feminina.
As brigas conjugais entre Herivelto e Dalva atingiram a mesma repercussão do sucesso do Trio de Ouro, e os jornais e revistas, ligados à crônica do meio artístico, noticiavam os ataques mútuos do casal que trocavam acusações por meio de sambas-canções. Um dos grandes sucessos do compositor Herivelto é Ave Maria no Morro (1942). A composição está entre uma das obras da música popular brasileira mais gravadas. O samba-canção é uma espécie de oração que traduz a vida nos morros cariocas.

Última Edição