Dona Guiomar, 90 anos

Publicado em 10/05/2024 00:05

A nossa heroína de hoje é dona Guiomar do Empório São João.
No alto das suas noventa primaveras, acorda cedo todo dia, abre o estabelecimento, que possui ainda aquela porta de aço de enrolar, e, sozinha, serve com simpatia a sua freguesia assídua numa jornada de seis horas!
Para o freguês Benedito Luiz Neves, que toma a sua cerveja todo dia, dona Guiomar é mãe. Já o seu vizinho André, da Farmácia Progresso, carinhosamente a chama de dona Gui. Para o seu querido afilhado, Percivalzinho, filho de Percival e Lúcia Helena, a denominação de avó é familiar. Até os irmãos Luciano e João Uber a tratam assim.
Dona Guiomar Fernandes Nunes completa, neste sábado, 90 anos de idade.
Nasceu em Pitangueiras, região de Ribeirão Preto aos 10 de maio de 1934. Filha de D. Tereza Astragali e Veríssimo Fernandes, arrendatário de terras, depois comerciante em Pedranópolis.
A família veio para Santa Fé do Sul, em 1951, quando montou o Empório Santa Fé, que era conhecido como Mercadinho do Seu Veríssimo. Guiomar tinha na época 18 anos.
No dia 18 de abril de 1954 encontrou o seu príncipe encantado, João Nunes, e se casaram em Três Fronteiras, no civil. A cerimônia no religioso foi celebrada pelo Pe. João na Igreja Matriz de Santa Fé do Sul, que ainda era de tábua. Assim, seu João assumiu a mercearia do seu Veríssimo transformando – a no Empório São João que existe há nada menos que 70 anos, na rua 14, esquina com a rua 15.
Há sete anos, com o falecimento do esposo, dona Guiomar assumiu o comércio e trabalha até hoje. Ela se lembra com saudades quando vendia no empório sardinha, manjuba, mortadela Bandeirante, sodinha do Angeloni, cervejas geladas do balcão frigorífico, pingas Tatuzinho, Fogo Paulista, Três Coroas, Pitu e Pirassununga, doces de abóbora, batata doce, suspiro, geleia de mocotó, maria-mole, quebra-queixo, pirulito e guarda chuvinha. As bolinhas de gude, expostas em um vidro especial redondo, faziam a alegria da gurizada.
Ao comemorar o Dia das Mães, nada mais justo do que homenagear essa mãe carinhosa, simpática e amorosa, que é a ícone da mulher determinada e guerreira, orgulho da população, dos amigos e familiares da nossa Estância.
Um abraço especial de aniversário da filha Lusmarina, do seu esposo Nelson, dos netos Vinícius, Peterson/Maria Eduarda, Stefanni/Marcelo e das famílias de Percival Trindade e Edson Eidi Watanabe.

Última Edição