Gakudan de Santa Fé do Sul
Este ano, o Bon Odori, festival de danças nipônicas, que ocorre anualmente nas cidades da região se destacou entre outras atrações, pelo surgimento do Grupo Musical de Danças Folclóricas Japonesas, da nossa querida Estância.
Outrora, nos idos de 1962, quando o saudoso Joaquim Saiki, primeiro presidente do Clube Nipo, a primeira “Festa da Lanterna”, como era conhecida, se realizou na sede localizada na Rua Sete, esquina com a Rua Dezoito, onde hoje funciona o PSF.
Sob a batuta do bandolinista Hisao Kobayashi, o primeiro gakudan, formado por Katsumi Fujita, Paulo Nakamura e outros músicos animaram o primeiro Bon Odori da região. Naquela época a festa era realizada no sábado e no domingo.
Depois de 52 anos, uma nova banda surge com a força, a coragem e a musicalidade daqueles que foram os pioneiros desta cultura musical japonesa, resgatando uma tradição que ultrapassa gerações.
No último sábado, o Gakudan de Santa Fé fez sua estréia de gala no 52º Bon Odori, encerrando aqui, o circuito de eventos realizados este ano na região.
O nosso conjunto musical é uma verdadeira orquestra de espetáculos e estão prontos para se apresentar nos Bon Odoris da região. O excepcional grupo musical é composto por Marcel Kazuo Irikura, bandolim; Getúlio Kuroda, teclados; João Yuri Inoue Amaral, violino; Fernando Padilha e Lukas (Farinha) Farias M. de Assis, taiko; Pedro Kuroda, Toshico Abe, Maria Fernanda Inoue Amaral e Amélia Kuroda, vocal.
A festa mais tradicional da cultura japonesa agora está completa. O evento ganhou dimensões de um festival regional inserido no calendário turístico da nossa Estância.
A música, a dança, a coreografia, iluminadas com tiotins, constrói um ambiente familiar, onde crianças, jovens, adultos e idosos se confraternizam, provocando uma expressão de alegria e de paz entre a terra e o céu, de acordo com o colega e amigo, Getúlio Faria.