Gateball de Santa Fé do Sul é Tetracampeão Brasileiro
Hoje, a “coruna” não poderia deixar de homenagear os heróis da conquista do título de Tetracampeão Brasileiro de Gateball disputado nos dias 18 e 19 de maio.
Na presidência de Marcos Hokazono, o gateball do Nipo, categoria prata, sagrou-se tetracampeão da modalidade no 39º Campeonato de Gateball, em Caucaia do Alto-Cotia (SP), com Sérgio Kobayakaua, Maurício Kobayakaua, Vander Rafael, Kenzo Kobayakaua e Wilter Marcos.
Em 1947, logo após a II Guerra Mundial, lá na Terra do Sol Nascente, Eiji Suzuki, residente em Asahikawa, província de Hokkaido, criou o gateball, a partir do criquete, esporte muito popular na Inglaterra. Suzuki, vendo o país muito abalado pela derrota da guerra, também quis propiciar às crianças uma brincadeira divertida, já que aquela região do Japão tem clima muito frio.
No Brasil, o gateball foi introduzido por Matsumi Kuroki, em 1979, num jogo realizado no campo da Associação de Jovens de Fukuhaku da colônia Itapeti, em Mogi das Cruzes.
Aqui na Estância do Sol, Hisao Yoshida, presidente do clube, vendo o campo do Nipo, que outrora era palco dos memoráveis torneios de baseball, desativado, pensou em trazer uma modalidade de esporte compatível com os sócios de meia idade. Em parceria com o engenheiro Norio Kobayashi, foi fundado o Gateball do Clube Nipo, em 1987.
A primeira equipe foi formada por Tadatsugu Shikanai, Tatsuya Nagami, Kazuo Kobayashi, Kichiro Makino e Mitsuyoshi (Marcelo) Une. Assim o gateball santafessulense foi filiado à União de Gateball do Brasil e participa de campeonatos regionais, estaduais, brasileiros e internacionais. Possui inúmeros títulos regionais e estaduais, além de uma terceira colocação no Campeonato Internacional disputado em São Paulo, capital, em 2002, e a taça de Campeã da Sul Americana, na Argentina, em 2019.
O Gateball de Santa Fé do Sul, em 1998, foi pela primeira vez campeão brasileiro, na categoria ouro (acima de 60 anos), na cidade de Rolândia-PR, com os atletas Fukashi Nishimoto, Mitsue Shikanai, Tadatsugu Shikanai, Hideo Tomonari e Takeo Kobayashi. Em 2003 foi bicampeão brasileiro, em Maringá-PR, na categoria diamante (acima de 72 anos) com os mesmos atletas campeões de 1998, incluindo Ryoji Hirata. Na gestão de Edson Eidi Watanabe, presidente do clube, os atletas foram homenageados pela Câmara Municipal através do vereador Edinho Barbieri, quando o gateball de Santa Fé do Sul completava 25 anos. Em 2016, pela categoria prata (livre) em São José do Rio Preto-SP, a equipe do Nipo se tornou tricampeã brasileira na modalidade, jogando com Sérgio Issao Kobayakaua, presidente do clube, Maurício Massaro Kobayakaua, Marcos Antonio Akinobu Hozakono, Kenny Kendi Hokazono, Vitor Eidi Hokazono e Wilter Marcos de Assis recebendo a Moção de Aplauso da Câmara de Vereadores proposta pela edil Isabel Yoshida.
Vamos homenagear também outros heróis que levam o nome da nossa Estância através do gateball como: Hideo Yoshida, Yutaka Hayashida, Nobuko Hayashida, Shimpei Ueda, Tomi Hirata, Tsuneo Ishiy, Keiko Egashira, Shiguekuni Morita, Rita Shikanai Belucci, João Belucci, Toshimitsu Egashira, Massako Tomonari, Kiyoshi Egashira, Helvécio Botelho Siqueira, Inao Wagatsuma, Kiyoko Ono Wagatsuma, Fukumi Ketayama, Katsumi Homma, Tiyako Iwasaki, Masami Iwasaki, Toshie Kobayashi, Otoichi Misawa, Teizo Kitahara, André Tamiya Santana, João Vitor Silva Baracioli, Ícaro de Paula Carneiro, dentre outros.