Içami Tiba, ícone da educação

Publicado em 8/08/2015 00:08

O nosso herói de hoje é o psiquiatra e educador Içami Tiba, que domingo nos deixou órfão dos seus ensinamentos voltados à educação, algo esquecido nos dias atuais.
“Sempre é tempo de preparar o jovem para o futuro, mas a escola, como está, é prejudicial à aprendizagem” dizia o grande mestre com uma ponta de frustração.
Autor de trinta livros, Tiba era referência do debate sobre a educação no Brasil, pois escrevia tanto para os pais, quanto para os educadores.
Durante as últimas décadas, ele foi um dos palestrantes mais requisitados do País, pregando a necessidade de que as famílias e a escola passassem valores de ética e justiça para as crianças. O ícone da educação também esteve na nossa Estância divulgando a sua principal obra: Quem ama educa! Publicado em 2002, é livro de cabeceira para pais e educadores.
Filho de imigrantes japoneses chegados ao País na década 30, Tiba se formou em Medicina na USP no ano de 1960. Em sua atuação profissional, se tornou referência ao relacionamento entre pais, filhos e escola.
“Vejo muita gente tentando resolver a violência sem falar em valores, não vai funcionar” dizia o nosso herói.
Defensor entusiasmado da transmissão de valores familiares às crianças, Tiba acreditava que a escola é um espaço que complementava a missão conjunta que começava em casa e acabava na sala de aula. “Os pais devem ser parceiros com o processo iniciado pelos professores. Não dá para, na educação, o pai falar vinho e a mãe falar água. Deste jeito, o filho desanda”, explicava com paciência.
Como amanhã é Dia dos Pais, capte com atenção esta mensagem:
“Os pais podem dar alegria e satisfação a um filho, mas não há como lhe dar felicidade.
Os pais podem aliviar sofrimento enchendo-o de presentes, mas não há como lhe comprar felicidade.
Os pais podem ser muito bem sucedidos e felizes, mas não há como lhe emprestar felicidade.
Mas os pais podem, aos filhos, dar muito amor, carinho, respeito. Ensinar tolerância, solidariedade e cidadania.
Exigir reciprocidade, disciplina, religiosidade, reforçar a ética e a preservação da Terra.
Pois é tudo isso que se compõe a auto-estima.
É sobre a auto-estima que repousa a alma, e é nesta paz que reside a felicidade”.
(Mensagem aos pais – Içami Tiba)

Última Edição