Laine Carvalho, Cantora das Multidões

Publicado em 23/11/2024 00:11

A nossa heroína de hoje, Gislaine Maria de Carvalho, santafessulense da gema, nascida no dia 24 de novembro de 1962, na Casa de Saúde Dr. Rodolfo Abdo, é filha de D. Hilda Florista e do grande trompetista Sebastião, sobrinho do tio Dácio da Padaria.
Seu Tião era maestro das orquestras que tocavam nas igrejas e nas bandinhas do município.
Laine herdou o talento do seu pai e se enveredou pelas trilhas musicais da vida tornando-se a Cantora das Multidões. A musicista fez o primário no Terceiro Grupo, hoje Tereza Siqueira Mendes, o secundário e o colegial no Iepim. Cursou letras na Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Rio Preto, Unirp. Em 1981 foi para Jundiaí, depois, Campinas e em São Paulo cursou a Universidade Livre de Música Tom Jobim (Emesp), onde aprimorou os seus dons musicais. Menina-moça ainda, participou dos festivais de música da cidade com Vaguinho Lopes, Saulo Nunes, Leopoldinho, Rubens Siqueira e Bruno Basso.
Na época da faculdade de Letras, Laine era cantora da noite de Rio Preto, dividiu o palco com excepcionais músicos como César Meneguetti, baterista, Carlinhos Oliveira, violonista, Roberto Farah, pianista, Welson Tremura, professor da Universidade de Música dos Estados Unidos, Cacau Lopes, médico pianista e João Pazini, baixo. Apresentava-se tocando MPB no Automóvel Clube, Zero Grau, Monte Líbano, O Caseiro e outras casas de espetáculo.
Na cidade de São Paulo, encantou os paulistanos por uma década apresentando-se na Casa de Show Barnaldo Lucrécia, onde teve contato musical com Luis Nassif, famoso jornalista da Folha de São Paulo. Em Campinas, gravou o seu CD Eu no Meu Canto.
A nossa heroína é hoje professora de musicalização e violão para crianças e adolescentes do COC-Cecafe. Ministra aulas particulares individualizadas para crianças, adultos e idosos, além de pessoas com necessidades especiais. Na Casa de Repouso, trabalha com terapia musical utilizando a musicalização para obter motivação e interação com outras pessoas.
O trabalho mais nobre da musicista é fazer uma pessoa, como D. Terezinha do Dr. Helvécio, se recuperar e seguir a sua vida com alegria através da música. Ontem ela era a sua professora de piano no Conservatório da Dona Eneida e hoje recebe o tratamento carinhoso da sua aluna: ironia do destino, no bom sentido, como diz com gratidão, Laine, pelos seus quatro anos de dedicação prazerosa.
Na nossa Estância, Laine se apresenta em jantares e reuniões sociais. Nas minhas festas de aniversários ela é a minha cantora favorita. Quantas vezes comemoramos juntos com aquela turma de músicos queridos como Nego Caçador, Jerônimo Xavier, Joãozinho do Bandolim, Dico da Rebeca, Rubens Sanches, João Borges, Zenóbio, Raimundo Silva, Euricão, Buzo, Maria Rocha, Davina, Alirio, Percival e Lúcia, Jipão da Sanfona, Valirio do Violão, Firmino, Antônio da Viola, Fernando do Pazim e muitos outros artistas.
Neste Dia do Músico e também do seu aniversário, o seu querido irmão Paulo César, o seu saudoso sobrinho Paulo Henrique, os seus parentes, colegas, amigos e toda população da Estância desejam muitas e muitas felicidades e muitos anos de vida para poder animar os shows das nossas vidas!
Parabéns pra você!

Última Edição