Liberdade à luz da filosofia
Em tempos de democracia relativa e ditadura absoluta, vamos fazer uma reflexão filosófica da liberdade para compreender a livre expressão do cidadão limitada em relação a um sistema.
O dito popular sobre a pessoa livre, diz que “a liberdade de cada um termina onde começa a liberdade do outro”, ou seja, cada pessoa tem a liberdade de fazer, escolher, decidir, pensar e falar conforme suas próprias convicções, porém, respeitando igualmente o lado do outro, numa livre escolha de controlar seus apetites e contemplar a liberdade. Essa pérola de pensamento é do filósofo inglês Herbert Spencer.
A liberdade de expressão é um dos princípios da democracia, permitindo que qualquer cidadão manifeste opiniões e ideias livremente, sem censura, promovendo a pluralidade de pensamentos.
Confira algumas frases sobre liberdade de expressão que explicam melhor esse conceito.
“Posso não concordar com nenhuma das palavras que você disser, mas defenderei até a morte o direito de você dizê-las.” Voltaire.
“Se a liberdade significa alguma coisa, será sobretudo o direito de dizer às outras pessoas o que elas não querem ouvir.” George Orwell.
“Um povo que é capaz de dizer tudo, torna-se capaz de fazer tudo.” Napoleão Bonaparte.
“Sem liberdade de pensamento, não pode haver conhecimento; e não há qualquer liberdade pública sem liberdade de expressão.” Benjamin Franklin.
“Quando a liberdade de expressão nos é tirada, logo poderemos ser levados, como ovelhas, mudos e silenciosos, para o abate.” George Washington.
“Nada é mais temido por um covarde do que a liberdade de pensamento.” Luiz Felipe Pondé.
“A noção de liberdade de expressão para algumas pessoas é que elas são livres para dizer o que quiserem, mas, se alguém diz algo de volta, elas ficam indignadas.” Winston Churchill.
“Só conheço uma liberdade, e essa é a liberdade do pensamento.” Antoine de Sant-Exupéry.
“Ser-se livre não é fazermos aquilo que queremos, mas querer-se aquilo que se pode.” Jean-Paul Sartre.

