Primeiro anticoncepcional masculino chega ao mercado em 2023
O primeiro anticoncepcional masculino já tem previsão para chegar ao mercado, desenvolvido por um grupo de cientistas indianos, o Risug (Inibição Reversível do Esperma Sob Controle) deve receber todas as licenças necessárias para sua aprovação dentro de seis a sete meses, após essa etapa, o produto deverá ser disponibilizado para fabricação.
Ao contrário da vasectomia, que é um procedimento reversível e doloroso, o Risug (acrônimo para “reversível inibição do esperma sob orientação”) é aplicado em forma de injeção, sem dor e de maneira rápida. O gel trabalha de forma a danificar a cauda dos espermatozoides, impedindo-os de fertilizar o óvulo.
Em formato injetável, o medicamento terá ação de 13 anos, que pode ser revertida a qualquer momento. A novidade é a proposta da reversão do procedimento. Isso pode ser feito com duas aplicações no local, em uma mistura entre água e bicarbonato de sódio.
A terapia já foi testada em mais de 300 voluntários e os resultados, que mostraram 97% de eficácia, foram encaminhados ao Controlador Geral de Remédios Indianos, órgão do governo responsável pela aprovação de fármacos naquele país.
Apesar das expectativas promissoras dos cientistas indianos, o método ainda é questionado por entidades médicas. Segundo o urologista da BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo, Daher Chade, o método é bastante promissor, entretanto, ainda requer mais testes: “É um método promissor, mas ainda requer uma avaliação de fase 3, que é aquela fase final de estudo clínico”, ressalta o especialista em entrevista publicada no portal do Instituto de Longevidade. “É nessa fase que se avalia a eficácia num grupo maior de pacientes”, completa.