Professora Maria Alice
A nossa heroína de hoje é a diretora do Cecafe, Tia Alice, como os alunos carinhosamente a chamam.
Santafessulense da gema, Maria Alice Moreira Basso, nascida aos 5 de janeiro de 1957, é a quarta herdeira musical do casal Cleusa e Baxiclides Basso, de uma dinastia de seis músicos, cujo pai foi um grande violonista e seresteiro.
Numa linda seresta ao luar, Baxiclides conquistou a princesa Cleusa e, em vez do noivo trocar lâmpadas dos postes da cidade, trocou as alianças no altar da igreja de Tanabi.
Em 1949 a família chegou a Santa Fé do Sul constituindo uma verdadeira orquestra com a primogênita Jane Célia, no acordeão; Vera Elena e José Augusto, no piano; Bachiclides Jr. e Bruno Flávio, no violão e Maria Alice, no vocal.
Maria Alice fez o primário no 1º Grupo Escolar e sua primeira professora foi D. Zina, esposa do seo Sílvio da Sorveteria da rua 14, que fazia deliciosos sorvetes artesanais e a famosa banana split. Cursou o ginásio no Gegão, do São Francisco, e no colegial, do Iepim, foi aluna da Lúcia Sato, professora de Língua Portuguesa.
Na Universidade Católica de Goiânia iniciou o curso de Psicologia e se formou na Universidade de Brasília, onde fez especialização latu sensu em Psicopedagogia. Em seguida fez o Mestrado em Educação na PUC de Campinas.
Em 1983 se casou com Márcio Adalto Nunes Perea, em Brasília, e em 1987 veio para Santa Fé do Sul com o sonho de trazer a educação diferenciada para as crianças de 0 a 6 anos.
No ano seguinte criou o Clube e Escola Caminho Feliz, que se tornou o Centro de Ensino Caminho Feliz e hoje completa 35 anos, concretizando o seu legado de valores, motivação e perseverança. Além de uma educação de qualidade, construiu o lema da escola/família. A filha Alessandra é diretora pedagógica da escola e o filho Márcio Adalto, diretor de marketing.
Neste momento de comemoração do aniversário da escola, a nossa heroína, que é apaixonada por Santa Fé do Sul, se sente grata ao ver seus alunos se tornarem grandes cidadãos alcançando o sucesso nas suas diversas profissões.
Parabéns, Cecafe, pelos 35 anos de existência!