Sapiens – Uma breve história da humanidade
O nosso herói de hoje é simplesmente o Homo sapiens. Como que ele possibilitou subjugar as demais espécies? Como acreditar de como tornamos capazes das mais belas obras de arte, dos avanços científicos mais impensáveis e das mais horripilantes guerras? De fato, questiona nossas ideias preconcebidas a respeito do universo através de um relato eletrizante sobre a aventura de nossa extraordinária espécie – de primatas insignificantes a senhores do mundo.
Em seu livro, Yuval Noah Harari, doutor em história pela Universidade de Oxord, especializado em história mundial aborda de forma brilhante estas e muitas outras questões da nossa evolução. Como professor da Universidade Hebraica de Jerusalém, sua linha de pesquisa gira em torno de questões abrangentes, tais como: qual a relação entre história e biologia? Existe justiça na história? As pessoas se tornaram mais felizes com o passar do tempo?
Sapiens foi lançado originalmente em Israel, em 2011, e logo se tornou um best-seller internacional. Ele repassa a história da humanidade, relacionando com questões do presente e consegue isso de maneira surpreendente. Seu livro não entrou por acaso nas listas dos mais vendidos de 40 países para os quais foi traduzido e por isso indicamos para os nossos queridos leitores.
Sapiens impressiona pela quantidade de informação, oferecida em linguagem acessível, atraente e espirituosa. Tanto que, na primeira semana de lançamento nos Estados Unidos, já figurava entre os mais vendidos na lista do The New York Times.
Em Sapiens, Harari nos oferece não apenas conhecimento evolutivo, mas também sociológico, antropológico e até mesmo econômico. Ele se baseia nas mais recentes descobertas de diferentes campos como paleontologia, biologia e antropologia. E, especialmente para a edição brasileira, realizou algumas atualizações no final de 2014. Como se fosse um livro em quadrinhos, esta edição traz dezenas de imagens, mapas e tabelas que o deixam ainda mais dinâmico.
Há 3,8 bilhões de anos houve o surgimento dos organismos dando início a era da biologia. No presente, humanos transcendem as fronteiras do planeta Terra. Armas nucleares ameaçam a sobrevivência da humanidade. Organismos são cada vez mais moldados pelo design inteligente, e não pela seleção natural. No futuro o design inteligente vai se tornar o princípio elementar da vida? Assim, as primeiras formas de vida não orgânicas podem aparecer e humanos vão se tornar deuses? Pelo visto, atualmente, já identificamos em nosso meio alguns deuses onipotentes.