EU ACREDITO É NA RAPAZIADA

Publicado em 21/07/2023 00:07

Eu acredito é na rapaziada, já dizia a música-poema do cancioneiro popular e nossa cidade e região precisam da juventude para se reerguer e retomar o caminho da construção democrática, do desenvolvimento e da justiça social.
Os jovens têm força e um olhar mais prático para as coisas. Foram determinantes em lutas históricas, como os movimentos Diretas Já, entre 1983 e 1984; carapintadas, em 1992; e a Primavera Secundarista, em 2016, quando escolas foram ocupadas para impedir o sucateamento da educação pública.
Nos dois governos passados sofremos com a retirada de direitos (trabalhistas, previdenciários e sociais); o encolhimento progressivo da economia; a redução dos investimentos em áreas sensíveis, como educação, saúde e agricultura familiar; a imposição de uma política ambiental predatória que destruindo nossa Amazônia (“enquanto a boiada passava”), além da disseminação de ódio e tentativas constantes e ameaças de ruptura da democracia, culminando com o vergonho “8 de janeiro”.
Tudo isso tem causado sofrimento e desesperança, além de fome e mortes, mas a força jovem sempre é vanguarda nas trincheiras da democracia, e os jovens unidos vão trazer a mudança necessária. É o momento de recalcular a rota e recolocar nossos municípios na estrada da educação para todos, geração de emprego e renda, saúde pública de qualidade e, sobretudo, substituir essa atmosfera sufocante por um clima de amor, respeito e aquela esperança que nos faz sorrir e acreditar em dias melhores.
E você, jovem, pode contribuir muito para isso, principalmente em nossa cidade e região. Ano que vem a juventude deve estar pronta para participar do processo eleitoral municipal. É importante que participe desse processo, avalie, compare e escolha aqueles com os quais se identifica e que julgue dignos de representá-lo em cada uma de nossas cidades. Lembremo-nos, nesse momento, da música do saudoso Gonzaguinha:
Eu acredito é na rapaziada
Que segue em frente e segura o rojão
Eu ponho fé é na fé da moçada
Que não foge da fera e enfrenta o leão
Eu vou à luta com essa juventude
Que não corre da raia a troco de nada
Eu vou no bloco dessa mocidade
Que não tá na saudade e constrói
A manhã desejada.

Última Edição