OS SERVIÇOS ECOSSISTÊMICOS E SUAS RELAÇÕES
O bem-estar humano tem interação com os serviços dos ecossistemas, pois os materiais básicos para uma vida salutar, que incluem meio ambiente seguro e adequado, alimentos suficientes a qualquer tempo, moradia, vestuário e acesso, […] a espécie humana, embora protegida de mudanças ambientais pela cultura e pela tecnologia, depende fundamentalmente dos fluxos dos serviços ecossistêmicos (MEA, 2000, online).
Segundo Avaliação Ecossistêmica do Milênio (AEM), nos últimos 50 anos, o homem modificou os ecossistemas com mais rapidez e extensão que em qualquer outro período da História:
Aproximadamente 60% (15 a cada 24) dos serviços dos ecossistemas examinados nesta avaliação estão sendo degradados ou usados de forma insustentável – incluindo 70% dos serviços de provisão e controle. Para cada 15 serviços degradados, apenas 4 tiveram alguma melhora nos últimos 50 anos, 3 dos quais envolvem a produção de alimentos: grãos, pecuária e aquicultura. (ECOSSISTEMAS E BEM–ESTAR HUMANO, 2005, online).
A saúde das pessoas também tem relação direta com os serviços ecossistêmicos, haja vista que A Organização Pan–Americana da Saúde Série Saúde Ambiental (OPAS), ressalta,
Esse esforço resulta da constatação de que os serviços de ecossistemas são indispensáveis para o bem-estar e a saúde dos humanos em qualquer lugar, envolvendo complexas relações causais entre mudanças ambientais e saúde humana, que são indiretas e envolvem diferentes escalas espaciais e temporais, sendo dependentes de inúmeras forças de mudanças (OPAS, 2005, online).
Enfoques ecossistêmicos em saúde: perspectivas para sua adoção no Brasil e países da América Latina, sob a perspectiva da ausência de doença e um ambiente físico salutar, incluindo o ar puro e o acesso a água limpa.
As boas relações sociais também estão ligadas com os serviços ecossistêmicos, incluindo a boa coesão social, respeito mútuo, capacidade de ajudar o semelhante e prover as crianças do necessário.
A segurança que inclui acesso seguro aos recursos naturais e a outros recursos, a segurança pessoal e a proteção contra desastres naturais e desastres causados pelo homem revelam o nexo entre os serviços ecossistêmicos e o bem-estar social.
A própria liberdade de escolha e ação tem ligação entre os serviços ecossistêmicos, pois é influenciada por outros elementos do bem-estar (e por outros fatores, notadamente a educação).
De modo que o homem é parte integrante dos ecossistemas e existe uma interação dinâmica entre ele e as outras partes do ecossistema, sendo que as mudanças na condição humana regem, direta e indiretamente, as mudanças nos ecossistemas, causando assim alterações no bem-estar humano. Paralelemente, fatores sociais, econômicos e culturais não relacionados aos ecossistemas alteram a condição humana e muitas forças naturais influenciam os ecossistemas.