PLANTAR ÁGUA

Publicado em 1/03/2024 00:03

Quem criou essa expressão foi Ernst Gotjsh. Ele fez, segundo Antônio Floresta, um trabalho na década de 90, em Pernambuco.
Era um lugar com solo arenoso sem capacidade de retenção de água. Por muito tempo aquela terra tinha sido degradada e estava com dificuldade de recuperar a vegetação.
Ele fez trabalho com instituições na caatinga que dão assistência técnica rural a algumas famílias.
O trabalho começou com uma dessas famílias e ele contou como ela estava quando ele chegou.
Aquela região passava por um momento muito intenso de estiagem e todos estavam muito magros, as feições tristes e descuidados por conta da dificuldade e da fome que estavam passando.
Os animais estavam magros e muitos tinham morrido. A produção que eles tinham não dava para sustentar a todos.
Ele começou a plantar palma, feijão andu e outras plantas-chave do semiárido e também ensinou o manejo.
Depois de 1 ano, ele voltou pensando em como a família estava. Chegando de longe, viu um pedaço de área bem verde que se destacava de toda a região. Era um período de estiagem forte e naquela região estava em um momento crítico.
Ele viu que o que eles tinham feito estava muito bonito.
Tinham colhido o feijão, já estavam em outra safra. A palma, muito bonita. Mandioca, milho, feijão, jerimum, um grande pedaço de roça de mais ou menos 1 hectare.
Agora eu digo, plantando árvore você planta água, porque no processo de evatranspiração ela lança para a atmosfera mais de 300 litros de água dia.
Cortar uma árvore, além da sombra, você “perde” mais de 300 litros de água/dia e podá-la drasticamente também tem o mesmo efeito de destruição.
Plantar árvore é plantar água!

Última Edição