SAÚDE JÁ!
O artigo que escrevo não se trata do impasse criado em nossa microrregião com relação aos atendimentos na UPA e na Santa Casa, pois não fiz ainda qualquer juízo de valor a respeito. Para mim, política pública é saúde, educação, casas populares, ensino, pesquisa, desenvolvimento regional, emprego, comida mais barata, menos inflação.
Porém, hoje muitos “se acham políticos” conversando sobre shows, moralismo, “religião” e por isso quero tratar de tema relevante no dia a dia do cidadão: Saúde Já!
Quero registrar que o desenvolvimento moderno em políticas públicas passa necessariamente pela integração regional, seja na saúde, seja no turismo ou em qualquer atividade pública.
Nossa região tem temas que devemos trabalhar unidos, inclusive na questão da saúde. Devemos nos aliar ao sul do Mato Grosso do Sul e com o triângulo mineiro.
Devemos estimular um “Hospital Escola Regional”, sabendo-se que temos a curso de Medicina no Unifunec, para a participação e integração da região nos programas e projetos que visem à ampliação da oferta de profissionais médicos no SUS.
É urgente apoiar as demandas de mudança do perfil da formação médica ao nível de graduação e residência médica, nos termos preconizados pelo programa mais médico em um hospital regional.
Na saúde devemos levantar a bandeira de forma a garantir, progressiva e planejadamente, a melhoria de qualidade da atenção à saúde, da pesquisa e da gestão em um futuro Hospital Escola, estimulando os “internatos” e a inserção da instituição de ensino, na pesquisa, no desenvolvimento e na gestão de tecnologia em saúde, com amplitude regional.
Garantir também um Hospital Escola na Rede de Atenção à Saúde, com participação efetiva nas políticas públicas do SUS, a exemplo do Hospital de Base em São José do Rio Preto.
Daremos um passo à frente em instituirmos em Santa Fé do Sul um Hospital Escola para se tornar unidades de referências em procedimentos de maior densidade tecnológica (complexidade), transformando-se e um centro de formação, ensino e atuação de importantes especialidades de saúde, em especial dos profissionais médicos especialistas, contribuindo nos processos de inovação assistencial e incorporação tecnológica em saúde. É o passo gigante que Santa Fé do Sul precisa dar. Picuinhas e brigas paroquias nos apequena. Santa Fé do Sul tem destino colossal.