A pessoa mais feliz que eu conheço
Durante esta semana terminei de ler um livro chamado “Cilada”, do aclamado autor americano Harlan Coben.
Um grande livro, de um grande escritor. Recomendo para quem goste de uma leitura instigante.
Dentro de todo o mistério e suspense do livro, me deparei com uma simples passagem que me fez refletir um pouco sobre a vida.
Resumindo o contexto da frase abaixo, um dos personagens, Phil Turnball, queixava-se com a repórter Wendy Tynes sobre toda a infelicidade que encontrara, apesar de todas as oportunidades que tivera, por ser rico e ter estudado, junto dos amigos, em uma das melhores faculdades do país. Assim ele disse:
“Todos nós chegamos lá, mas todos fomos infelizes. O garoto mais sorridente que conheci no colégio só conseguiu entrar para a Montclair State. Abandonou o curso no segundo ano e até hoje trabalha como barman. Ainda é o cara mais feliz que eu conheço”.
A mensagem é simples.
Do mesmo modo que não foram as oportunidades financeiras ou educacionais que garantiram a Phil ser feliz, não foi a falta delas que transformaram o tal garoto que ele cita em uma pessoa infeliz.
Assim é a vida.
Muitas vezes perdemos tanto tempo reclamando da falta de oportunidades que não nos damos conta que, somente por estarmos nos queixando, já estamos perdendo uma verdadeira chance: a de viver o agora!
Viver o presente, que não é por acaso que possui esse nome, é a maior oportunidade que temos para sermos felizes.
Planejar é bom e seguro, mas viver o momento sem dúvidas é melhor.
Você gostaria de ter uma casa maior, mas não tem? Paciência. Aproveite a chance de ter um teto sobre a sua cabeça e valorize o seu lar, que vai muito além de telhas, pisos e paredes. Uma casa se constrói com tijolos; um lar, com amor.
Sim, talvez você gostaria de ter um carro melhor, roupas melhores, uma conta bancária melhor. Mas, ao invés de perder tempo e gastar energias imaginando o que você gostaria de ter, utilize o seu tempo para aproveitar cada uma das coisas que você possui. Se for para gastar energia, gaste com algo produtivo e que possa garantir que você alcance os seus sonhos.
No entanto, o seu grande sonho deve ser a sua realidade. A sua vida. A sua família. Os seus amigos. Tudo aquilo que você possui.
Seja feliz.
Aliás, seja isso: a pessoa mais feliz que eu conheço.
Essa oportunidade você já tem.