Oportunidade: a vitória já é sua!
Assistia durante o meio da semana o jogo do meu Corinthians – que, sim, foi eliminado da Copa do Brasil, mas continua líder do Campeonato Brasileiro – quando ouvi o narrador da partida, Cléber Machado, fazer uma pergunta interessante ao comentarista.
Cleber questionou a respeito da oportunidade que o técnico Tite havia dado ao jovem jogador Matheus Pereira, de apenas 17 anos, escalado para jogar o clássico decisivo contra o Santos. Ele queria saber se numa situação assim, de grande pressão e responsabilidade, a oportunidade recebida era ou não “bem-vinda” para o jogador, em virtude do Corinthians precisar vencer de qualquer maneira aquela partida para poder se classificar.
Achei curiosa a pergunta do narrador, apesar de eu considerar a resposta de certa maneira óbvia.
Primeiro ponto: não existe uma programação ou previsão exata de quando teremos ou não uma grande oportunidade na vida. Ela simplesmente aparece, e nós precisamos estar atentos para a enxergarmos. Basicamente é isso.
Mas, analisando sobre outra perspectiva, temos também a seguinte consideração: excesso de pressão e responsabilidade não são desculpas para temermos as oportunidades. Isso porque nós devemos estar sempre prontos para elas. Sempre.
Recordo-me sobre a história dos dois agricultores que, desejosos que Deus abençoasse suas colheitas, resolveram orar ao Senhor pela chuva. Ambos oraram, mas, apenas um deles foi preparar os campos para recebê-la.
Deus enviou uma generosa chuva.
Qual deles você acha que foi abençoado? O que apenas orou pela chuva, ou aquele que estava pronto para recebê-la?
A resposta é lógica.
A vida é assim.
As oportunidades não anunciam o momento certo de “cair do céu” – até porque somente chuva cai do céu, de fato –, portanto, é preciso estar preparado para enxergar e aproveitar as chances que surgem.
Mais do que isso, é preciso estar constantemente fazendo algo que possibilite as oportunidades aparecerem e existirem.
Permanecer estático não é nem de longe a melhor escolha. É preciso estar atento e ser proativo.
Uma boa dose de fé também é essencial, independentemente daquilo em que se crê. O importante é crer em algo.
A sua oportunidade pode surgir daqui a 10 minutos. Amanhã. Na próxima semana ou no próximo mês. Quem sabe?
No jogo da vida você pode ser escalado para um clássico importantíssimo a qualquer momento.
Esteja atento, entre e campo e jogue com vontade.
A vitória já é sua!