O Perfect Tense e o Perfect Prrogreesive

Publicado em 23/04/2016 00:04

Embora nós, não nativos, até possamos no expressar bem evitando o Perfect Tense, podendo ele ser frequentemente substituído pelo Simple Past (especialmente no inglês norte-americano), o Perfect Tense ocorre com muita frequência e imprime uma característica marcante no inglês, ou seja, seu uso correto confere maior elegância, tanto no ato de falar como no de escrever.

Perfect Tense representa uma ideia muito clara, a de ações passadas em momento que não é relevante ou conhecido, ou ainda ideias que fazem uma espécie de “varredura” do passado até o momento presente.

Exemplos:

– Have you ever been to São Paulo? (Você já esteve alguma vez em São Paulo?).

– Has she already done her job?(Ela já fez seu trabalho?).

– We have never stayed in a hotel like that.(Nunca ficamos em um hotel como aquele).

– They have seen John, but they couldn’t talk to them.(Eles viram João, mas não conseguiram falar com ele).

Exemplo:

O Simple Past, por sua vez, é o tempo que deve ser usado sempre que o momento do passado em que a ação ocorreu estiver mencionado ou implícito no contexto.

– Did you go to São Paulo last year? (Você foi a São Paulo no ano passado?).

– We didn’t watch the concert last weekend.(Não assistimos ao show no final da semana passada).

– Pedro lost his car keys last week and he can’t find them.(Pedro perdeu as chaves de seu carro na semana passada e agora não consegue encontra-las).

As duas variantes mais usadas do Perfect, o Simple Perfect (ou Present Perfect) e o Simple Perfect Progressive (ou Present Perfect Progressive), são muito semelhantes no significado, sendo a diferença muito sutil.

Vejamos:

– I have worked a lot.(Estudei muito).

– I have been working a lot.(Tenho estudado muito).

Assim, o Perfect enfatiza a ação em si, possivelmente concluída, ao passo que o Perfect Progressive enfatiza mais a forma como o sujeito tem passado o tempo, não referindo-se ao fato de estar ou não concluída a ação.

A maioria das ideias representadas pelo Perfect Tense em inglês corresponde curiosamente em português a combinações de certos advérbios, preposições, cláusulas adverbiais com verbos, ou a verbos compostos com o verbo principal no presente, no passado, no gerúndio ou no infinitivo.

 

Última Edição