Tópicos da Semana – Edição de 30/09/22

Publicado em 30/09/2022 00:09

Por Lelo Sampaio

Vai-que-vai
Em meio à campanha eleitoral, o candidato a deputado federal pelo PT de Santa Fé do Sul, Dr. Gilberto, como é conhecido, ainda teve tempo de apresentar sua dissertação ao professor orientador Juliano Corbi sobre a “Avaliação ambiental do Parque Turístico da Areia Branca: subsídios para conservação ambiental local” e assim oportunamente será submetido à banca pela Uniara, Universidade de Araraquara, no curso de mestrado em Desenvolvimento Territorial e Meio Ambiente.

Muito fôlego
Haja fôlego, mas Dr. Gilberto diz que esse desafio é para contribuir para o desenvolvimento regional, isto porque “estou preparado para ficar do lado certo da história e da vitória, com Lula presidente e Haddad governador e quem não acompanhar se perderá pelo caminho, pois a história não perdoa”.

Que vergonha…
Apesar de as pesquisas indicarem um eleitorado majoritariamente decidido, analistas ouvidos pelo Estadão indicam fatores às vésperas das eleições que podem mudar o cenário em 2 de outubro. Um deles é a abstenção, facilitada neste ano pela possibilidade de justificativa por aplicativo. Há, ainda, o voto útil dos que defendem encerrar a disputa no primeiro turno, o chamado “voto envergonhado” – não revelado nas pesquisas – e o porcentual de indecisos.

Pesquisa
Pesquisa Genial/Quaest divulgada na última quarta-feira mostrou uma variação de três pontos para cima da vantagem que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem sobre o candidato à reeleição Jair Bolsonaro (PL) na eleição presidencial, com a dianteira do petista agora em 13 pontos percentuais no primeiro turno, segundo a IstoÉ.

Primeiro turno?
De acordo com o levantamento, Lula tem 46% das intenções de voto, ante 44% na pesquisa anterior, enquanto Bolsonaro passou a 33%, ante os 34% registrados na sondagem da semana passada. A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais. Considerando os votos válidos, que não levam em consideração os votos nulos e em branco, Lula teria 50,5% e Bolsonaro 36,3%. Para vencer no primeiro turno, um candidato precisa ter 50% mais 1 dos votos válidos. Veremos… Como dizia meu saudoso pai, doutor Alcides Silva, a eleição só é ganha após às 17h.

Última Edição