Tópicos da Semana – Edição de 7/10/22

Publicado em 7/10/2022 00:10

Por Lelo Sampaio

Gafe
Os resultados do primeiro turno das eleições, que ocorreram no último domingo (2), frustraram as previsões das pesquisas feitas pelos principais institutos que fazem levantamentos sobre a preferência do eleitorado do país. Na eleição presidencial, por exemplo, Datafolha e Ipec davam menos de 40% dos votos para o presidente Jair Bolsonaro (PL) e apontaram a possibilidade de o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ganhar sem a necessidade de segundo turno, mas ambos erraram.

Perda de credibilidade
Na avaliação de especialistas, a quantidade de erros compromete a credibilidade das empresas. A baixa assertividade atrapalha o cenário eleitoral e, até o segundo turno, que acontece em 30 de outubro, a tendência é de que a sociedade não acredite nas pesquisas de intenção de voto que serão divulgadas.

Dados

O presidente Jair Bolsonaro obteve 43,20% e o candidato Lula 48,43%. Já para governador, enquanto as pesquisas apontavam Fernando Hadad (PT) como favorito, embora fosse para o segundo turno com candidato bolsonarista Tarcísio (Republicanos), Hadad obteve 35,70% e Tarcísio, 42,32%.

Em Santa Fé
Em Santa Fé do Sul, o presidente Jair Bolsonaro obteve uma vantagem esmagadora sob seu principal opositor. Obteve 62,36%, ou seja, 11.880 votos, e Lula chegou a 29,88%, com 5.692 votos. Para governador, Tarcísio obteve 55,18%, com 9.803 votos e Hadad, 20,97%, com 3.725 votos.

Nascimento de uma liderança
O candidato a deputado federal pelo PT, Dr. Gilberto, embora não ter recebido os recursos financeiros necessários e as inserções na televisão não terem sido em números equânimes, divididos corretamente, tendo só passado por três vezes, ou seja, tendo faltado estrutura material, obteve 11.366 votos.

Bombou
O santafessulense e candidato pelo MDB, Itamar Borges, obteve 183.480 votos. Mérito de Itamar, pois, como sempre, botou “rodinhas nos pés” e esteve em quase todas as cidades do estado, senão em todas. Sua campanha foi estrondosa, haja vista que era massivamente vista em quase todos os municípios paulistas, como Ribeirão Preto, Campinas, Araraquara, Araçatuba, São José do Rio Preto, dentre tantos outros.

Última Edição