Tópicos da Semana – Edição de 8/07/22
Por Lelo Sampaio
Em causa própria?
Para ver a PEC de benevolências de Bolsonaro – que injeta R$ 41 bi em programas sociais às vésperas da eleição – ser aprovada ainda antes do recesso, uma manobra foi feita na Câmara: o texto foi apensado a outro, com tramitação mais avançada, e deve ter relatório apresentado ainda nesta semana, segundo o blog Migalhas.
Afastamento
O pré-candidato a deputado federal pelo PT, Dr. Gilberto, acaba de se afastar do Unifunec para possibilitar a sua candidatura, o que foi deferido pela instituição de ensino, já que decorre da legislação eleitoral, lembrando que Dr. Gilberto é professor universitário desde quando foi criado o curso de Direito, além de procurador jurídico (aposentado) de Três Fronteiras, advogado criminalista há 40 anos na Comarca, tendo sido por duas vezes presidente da subseção local, representando Santa Fé do Sul e região, se propondo a defender o desenvolvimento regional, geração de emprego e renda, descentralização e participação popular como eixos de sua pré-campanha.
Estadual
Itamar Borges sairá candidato a deputado estadual e está a pleno vapor na pré-campanha. Dizem que tem “rodinhas nos pés”, e é verdade. Já ocupa o cargo na Assembleia Legislativa paulista. Foi secretário estadual da Agricultura e é nome certo a disputar a reeleição.
Santa Fé do Sul
Nossa cidade está muito bem representada por esses dois candidatos, o que é muito bom para a região. Veja que Jales não tem nenhum candidato e Santa Fé do Sul terá dois representantes disputando o próximo pleito eleitoral.
Governadores
Afunilam-se as disputas e Márcio França possivelmente apoiará Fernando Haddad que aparece com 34 por cento de votos nas últimas pesquisas. Seguem disputando a segunda colocação Tarcísio e Rodrigo Garcia empatados com 13 por cento cada um.
Senador
Com a saída de Datena, que desistiu de sua candidatura e liderava as pesquisas eleitorais, Márcio França, agora, se entusiasma para disputar a vaga, pois esse ano apenas um cargo de senador será renovado.
Renovação
Este ano os cargos em disputas serão: para presidente e a disputa parece ser entre Lula e Bolsonaro, já que a terceira via não decolou. Senador, governador, deputado federal e deputado estadual.
Prefeitos e vereadores
Daqui a dois anos esses cargos serão disputados e vai depender muito do quadro político que emergir das urnas de outubro, pois eventual vitória de Lula e Haddad, por exemplo, o palanque dependerá de uma nova “engenharia” política. A vencer eventualmente Bolsonaro e Tarcísio em Santa Fé do Sul se manterá acomodada. Aguardemos os resultados das urnas. Muitas “mães Dinás” dão o seu palpite, mas, como dizia o meu saudoso pai, Dr. Alcides Silva, “as urnas tem seus mistérios que a razão não sabe”.