Brincando com a língua inglesa
Muitas pessoas pensam que aprender inglês é um bicho de sete cabeças, e podemos afirmar que, de certo modo, não estão enganadas, haja vista a questão fonética, dentre outras diferenças, complicam muito na hora do aprendizado.
Contudo, existem algumas regras básicas (e é importante salientar que para toda regra há sempre alguma exceção) que podemos seguir sem medo, pois o máximo que possa acontecer é cometermos um erro aqui e outro acolá, mas, via de regra, a tendência é que acertemos caso sigamos alguns preceitos.
Para todas as palavras em português que terminem em DADE (como a palavra cidade) retire o DADE e coloque em seu lugar TY e assim CIDADE passou a ser CITY.
Vejamos alguns exemplos:
– Cidade – City.
– Naturalidade – Naturality.
– Simplicidade – Simplicity.
– Capacidade – Capacity.
– I don’t think I should move from this city. (Não acho que eu deva mudar desta cidade).
– Naturality is very important during a job interview. (Naturalidade é muito importante durante uma entrevista de trabalho).
– His simplicity draws my attention. (A simplicidade dele chama minha atenção).
– We must respect the velocity limit here in the city. (Devemos respeitar o limite de velocidade aqui na cidade).
– Don’t you think she has the capacity to grab this work? (Você não acha que ela tem capacidade para pegar este trabalho?).
Já algumas palavras que terminam em “ÇÃO” (como a palavra NAÇÃO), basta tirarmos o “ÇÃO” e adicionarmos o “TION”, como nos exemplos abaixo:
– Sensação – Sensation.
– Observação – Observation.
– Nação – Nation.
Vejamos:
– You should try the sensation of being on a roller coaster. (Você deveria tentar a sensação de estar em uma montanha russa).
– The only observation here is that we can’t smoke while working. (A única observação aqui é que não podemos fumar enquanto estamos trabalhando).
– The Pope asked for Peace for every nation. (O Papa pediu paz para todas as nações).
Já para os advérbios terminados em “MENTE” (como a palavra NATURALMENTE), tiramos o MENTE e colocamos o “LLY” e, assim, temos a o advérbio naturally.
Exemplos:
– This vegetable is genetically modified. (Esse vegetal é geneticamente modificado).
– Their romance started naturally. (O romance deles aconteceu naturalmente).