Feriados e datas comemorativas

Publicado em 16/10/2015 23:10

Nesta segunda-feira, dia 12, tivemos duas datas comemorativas, o Dia das Crianças e também o Dia de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil.
O fato é que, assim como no Brasil, em outros países essas datas são, na maioria das vezes, celebradas para que algum evento de importância histórica para um país ou região seja relembrado ou ainda para marcar algum festejo de caráter religioso. Há feriados com data fixa, data móvel e outros feriados que estão atrelados a um dia da semana ou ao calendário lunar.
Os feriados nos países de língua inglesa são, via de regra, chamados de public holidays (feriados públicos) ou national holidays (feriados nacionais, e embora a expressão legal holiday (feriado oficial) possa também ser usada.
Para que possamos aprimorar o nosso vocabulário, vejamos abaixo uma relação de feriados importantes, dentro de seus contextos, evidentemente.
O primeiro feriado do ano, dia 1º de janeiro, tanto em português como em inglês, é o New Year’s Day (Ano Novo).
Exemplo:
I don’t feel like spending the New Year’s Day at the beach. (Não estou a fim de passar o Ano Novo na praia).
Ainda em Janeiro, porém somente nos Estados Unidos da América, temos um dos feriados mais importantes daquele País, o Martin Luther King’s Day (Dia de Martin Luther King), um feriado flexível, geralmente na terceira segunda-feira de janeiro, que costuma cair em um dia próximo ao nascimento do reverendo, dia 15.
Foi um pastor protestante e ativista político estadunidense. Tornou-se um dos mais importantes líderes do movimento dos direitos civis dos negros nos Estados Unidos, e, no mundo, com uma campanha de não violência e de amor ao próximo.
Um ministro Batista, King tornou-se um ativista dos direitos civis no início de sua carreira.
Liderou em 1955 o boicote aos ônibus de Montgomery e ajudou a fundar a Conferência da Liderança Cristã do Sul (SCLC), em 1957, servindo como seu primeiro presidente. Seus esforços levaram à Marcha sobre Washington de 1963, onde ele fez seu discurso “I Have a Dream”. (Tenho um Sonho).
Em 14 de outubro de 1964, King recebeu o Prêmio Nobel da Paz pelo o combate à desigualdade racial através da não violência. Nos próximos anos que antecederam a sua morte, ele expandiu seu foco para incluir a pobreza e a Guerra do Vietnã, com um discurso de 1967, intitulado “Além do Vietnã”. Martin Luther King foi assassinado em 4 de abril de 1968, em Memphis. Até certo ponto, essa comemoração é análoga ao Dia da Consciência Negra, observado em algumas cidades brasileiras.

Última Edição