O surgimento da língua inglesa e seu uso

Publicado em 28/11/2014 23:11

O inglês tem origem no idioma dos Anglos e Saxões, povos bárbaros (Germanos), que, no século V de nossa era, invadiram a Bretanha, hoje o Reino Unido da Grã-Bretanha.
Nesses 1.500 anos, foram muitas evoluções, tendo como influência outros idiomas, como o celta, o latim e o francês.
Sempre que pretendemos observar o surgimento do inglês com mais afinco, temos que dividi-lo em três períodos, ou seja, Old English (o Velho Inglês), Middle English (Inglês Médio) e o Modern English (Inglês Moderno).
Enquanto que em português temos cerca de 435 mil palavras, sendo a mais extensa do nosso vocabulário, “Pneumoultramicroscopicossilicovulcanoconitico” (46 letras) que significa: (pneumo- + -ultra- + microscópico + latim silex, -icis, pedra, pedra vulcânica + latim vulcanus, -i, fogo +coniose) s. f. Med. Doença pulmonar causada pela inspiração de cinzas vulcânicas, em inglês possuímos aproximadamente 750 mil, diferentemente do que muitas pessoas possam imaginar, até porque sempre escutamos alguém dizer que, para se comunicar em inglês, basta saber poucos palavras, devido ao fato do idioma ser “pobre” em vocábulos.
Vale ressaltar que a palavra pneumonoultramicroscopicsilicovolcanoconiosis também é mais extensa do inglês, porém, com uma letrinha a menos (45).
O Old English, ou arcaico ou ainda o anglo-saxão, surgiu entre os séculos V e XI; já o Middle English data dos séculos XI ao XVI; e o Modern English, a partir do século XVI.
É importante lembrar que metade dos vocábulos ingleses é de origem germânica e o restante provém do Latim e de línguas neolatinas, como o Francês, o Espanhol e o Italiano. Atualmente, como já sabemos, o inglês é considerado idioma universal, sendo o mais utilizado nos negócios, na Internet e no mundo do entretenimento.
No mundo da internet, a maioria de nós já sabe o significado de browser (navegador, ou melhor, os programas utilizados para acessar as páginas de Internet); chat conversar pela Internet através de textos; download (baixar ou transferir dados de uma página para seu computador); e-mail (o famoso correio eletrônico, o endereço pelo qual enviamos e recebemos mensagens); emotions (carinhas com símbolos usados na Internet para expressar felicidade, tristeza e outros sentimentos); hacker (indivíduo com muitos conhecimentos de informática e Internet que invade sistemas, quebra sistemas de segurança e modifica dados em computadores de outras pessoas); webmaster (pessoa responsável pela manutenção de um site); dentre tantas palavras.

Última Edição