Verdades e mentiras

Publicado em 14/03/2014 22:03

Geralmente, quando estudamos um idioma, não necessariamente o inglês, deparamos com determinadas expressões que a maioria dos dicionários não apresenta os seus respectivos significados.
Diversas escolas, embora ensinem a língua de forma correta, acabam não se atendendo, em suas metodologias, para o fato de que as expressões são como a alma de uma língua, que não devemos aprender tão somente os verbos, substantivos e adjetivos, mas a língua como um todo, incluindo as gírias.
Sendo assim, o aluno, mesmo que tenha concluído esse ou aquele curso, apresenta algumas falhas na comunicação, e aqui nesta coluna, como tem sido nos últimos tempos, é o de dar essa base, contribuindo, assim, mesmo que pouco, para que haja uma melhor comunicação por parte do falante da língua inglesa.
Vejamos alguns exemplos de expressões muito comuns no inglês, e que nós, falantes da língua portuguesa, muitas vezes não sabemos como utilizá-los.
Quando queremos dizer que uma pessoa é muito esperta, geralmente nos referimos àquela que é rápida no que aprende ou faz.
Observemos então como podemos dizer isso em inglês:
– To be on the ball (Ser rápido).
Ao analisarmos essa expressão ao pé da letra, poderíamos afirmar que uma pessoa que está ON THE BALL seria exatamente a que possui a bola em um jogo, tendo o controle do mesmo.
Exemplo:
– João is the kind of person who is on the ball. He takes a shower in five minutes and is just ready to go to work. (João é do tipo de pessoa que é muito rápida. Toma banho em cinco minutos e já está pronto para ir ao trabalho).
Por outro lado, para dizer que alguém “não é nem um pouco bobo”, ou seja, “é rápido no gatilho”, usamos a expressão TO BE NOBODY’S FOOL, como poderemos observar.
– Maria is nobody’s fool. When you think she didn’t understand what the boss asked her what to do, she’s already done and i salso doing another thing at the company. (Maria não é boba nem nada. Quando pensamos que ela ainda não entendeu o que o chefe pediu para fazer, ela o fez e já está realizando outro trabalho na empresa).

Última Edição