70:20:10

Publicado em 26/09/2014 23:09

Um leitor me escreve dizendo das dificuldades para escolher seus candidatos para as eleições, pois parece que todo o processo está dominado pelos postulantes à presidência. Quando fui responder, uma coincidência me fez lembrar da relação 70:20:10 que está tão em moda no ambiente empresarial. Se você não sabe o que é, é simples.
Normalmente achamos que nosso aprendizado vem prioritariamente do estudo formal, com aulas, leituras e professores, não é? Mas a partir de pesquisas realizadas no Center for Creative Leadership, entidade global voltada ao treinamento executivo, pesquisadores concluíram que os líderes bem sucedidos aprendem as lições de forma efetiva utilizando a seguinte relação: 70% do aprendizado se dá no dia a dia, com a mão na massa; 20% se dá a partir do contato com outras pessoas e apenas 10% vem de cursos e leituras. Assim, as empresas mais antenadas estão trazendo para o dia a dia, para a responsabilidade de cada um, as oportunidades de aprendizado, com grande sucesso.
Bem, e as eleições? Vamos lá:
Hoje ao lidar com a escolha dos candidatos, até pela pressão da mídia, normalmente focamos nos cargos mais importantes e glamorosos, deixando pra lá os de menor expressão. É até natural que seja assim, pois candidatos a Vereador e Deputado Estadual, por exemplo, são pessoas que circulam por nosso dia a dia, que provavelmente conhecemos há muito e de quem pouco ou nada esperamos. Não tem graça. Votamos no Palhaço Perereco e na Maria Sapatão sem preocupação só para tirar um sarro, manifestar nosso desprezo pelo processo eleitoral, agradar um amigo ou nos livrar do voto o mais rápido possível.
Mas quem age dessa forma não considera que esses Vereadores e Deputados Estaduais são a matéria prima para os próximos Deputados Federais, Senadores, Prefeitos, Governadores e Presidentes da República. Se alimentamos o processo com matéria fecal, como reclamar do resultado depois? É da “escolinha” composta de Vereadores e Deputados que daqui a alguns anos sairá o próximo Senador, Governador ou Presidente. Qualquer processo de depuração tem que começar, portanto, pela base!
Passei então a receita para o leitor:
Inverta a fórmula que você usa hoje! Dedique 70% do seu tempo à escolha dos Vereadores, Deputados Estaduais e Federais ; 20% aos Senadores e Governadores e nada mais que 10% ao Presidente da República. Dessa forma você terá a chance de expurgar parte dos bandidos e oportunistas ainda no ninho, ajudando a elevar o nível dos candidatos que um dia disputarão os mais altos cargos da nação. Sem contar que, agindo assim, você melhorará o nível das decisões que essas pessoas tomarão na sua comunidade.
Voltando ao aprendizado: esta será a sétima eleição pós redemocratização do Brasil. E parece que não aplicamos aquela regra de aprender 70% com a prática. Pois tá na hora de começar.
Ah, é demorado? É. Por isso tem que começar já para ver resultado dentro de 20 anos.
Dica: http://www.excelencias.org.br/quemquer/. Aqui estão todos os candidatos, com histórico, doadores de campanha, declaração de bens, quase tudo que você precisa para aplicar seus 70:20:10.
Tá esperando o quê?

Última Edição