É GENTE HUMILDE
Uma das coisas que mais me emociona é a humildade. A humildade dos grandes. Os grandes que se reconhecem pequenos. Porque pequenos somos todos nós dentro desse universo maravilhoso em que vivemos, mas que tão poucos têm a capacidade de admirar por estarmos a maior parte do tempo nos admirando, nos exibindo, expondo nossos temporários poderes sem uma gota de humildade.
Tenho tido a sorte de me deparar com grandes seres humanos exercendo suas funções de maneira exemplar, mostrando à maioria de seus medíocres colegas de profissão que tanto varrer uma rua quanto exercer o poder é atos que podem ser praticados com o orgulho e a beleza de quem pinta uma obra de arte; mas é preciso ser humilde, pois somente com humildade se pode mostrar que toda profissão, seja ela qual for, traz em si uma motivação de vida, para quem a exerce e para aqueles que dela se beneficiam…
Já derramei lágrimas emocionadas ao ouvir de um dos profissionais mais competentes do país, na área de neurocirurgia, respeitadíssimo por seus colegas de trabalho, chamado de “deus” por sua equipe, dizer: “Eu não sou médico, eu só opero. Devo a Deus as vidas que salvo. Entrego minhas mãos a Ele antes de todas as cirurgias.” E ele diz isso sem demagogia, sem falsa modéstia, com simplicidade, porque é assim que verdadeiramente sente, diz isso com humildade!
Mas já engoli o pranto, de tanto desgosto pela classe médica, depois de ouvir de um que se diz profissional da área, sem titulação importante nenhuma, pouquíssimo respeitado entre os colegas:- “Quem tem que esperar no meu consultório é o paciente, nunca o médico.” Onde está escrito isso? Onde está a humildade desse médico? E o profissionalismo?
Mas falta humildade também, e principalmente, em todos nós, seres humanos, que no dia a dia se recusa a admitir falhas, erros inocentes e perdoáveis. Nos falta a humildade de admitir como filhos que somos e pais que tentamos ser, que não se sabe tudo e que coisas os mais velhos tentam nos ensinar advém da experiência adquirida a duras penas e que se o tempo é escasso por que não aprender com os erros deles que nos são passados de graça, sem sofrimento? Só custa a nossa humildade.
Qual é a vantagem que levamos em “bater de frente” com os cabelos brancos da vida? Perdemos a oportunidade de reconhecer que nada somos, nossa sabedoria é ínfima e dessa forma fica mais fácil virar gente humilde, gente de verdade . que sabe dizer : Nada sou!