FAMÍLIA DE PORTA-RETRATO
É fato que todo muito tem família. Ou pelo menos nasceu fazendo parte de uma.
É fato também que todas as famílias teem problemas e muitas vezes são o motivo de um verdadeiro inferno em nossas vidas.
É costume o povo dizer que toda família tem pelo menos um ladrão, um (a) homossexual ou uma prostituta. Não necessariamente os três. Só que atualmente, o eticamente correto seria dizer que em toda família encontramos, se forem procurados com esmero, um corrupto (ativo ou passivo) um (a) homossexual (assumido (a) ou ainda dentro do armário) ou uma estudante universitária piriguete que “trabalha” como acompanhante ou “cuidadora” de velho rico nas horas vagas e de preferência fora da cidade em que mora.
Creio ser a família a base da sociedade. Sério! Quando a família é bem estruturada. Mas também estou cansada de ver frutos podres e amargos vindos de árvores frondosas. Influência do meio? Cromossomos que aparecem em uma ou outra geração? Não sei. Só sei que hoje acho lindo família grande, reunida … Em porta retrato.
Talvez eu esteja passando por uma fase meio cética em relação à família (a minha, pelo menos). Depois que meu pai morreu, há 32 anos, toda aquela alegria da turma consanguínea reunida frequentemente, para almoços e festas, acabou. Penso que em toda família deve ser assim: Sempre tem aquele que agrega e um ou mais canalhas que desagregam e acabam com os momentos inesquecíveis que se transformariam em boas lembranças.
Um dos motivos que separam parentes é o dinheiro. Heranças, principalmente. Por isso sou a favor de não ser a pessoa mais rica do cemitério e não ser enterrada, para que ninguém vá me visitar depois de morta. Essa é a parte mais engraçada: Quando as famílias passam a reunirem-se apenas nos velórios. Eu não vou a nenhum. Nem quero que organizem um para mim. Me deixem voltar ao pó e joguem as cinzas no mar para não ter perigo de juntar tudo e eu ressuscitar.
Pronto. Desabafei. Família causa mais problemas que alegrias. Cunhados (as) geralmente são falsos, sangue do seu sangue também trai e na hora do sufoco é mais certo contar com os verdadeiros amigos. É lamentável, mas é verdade. A minha, pelo menos … Não sei a verdade de vocês.