MELHOR IDADE? PRA QUEM?

Publicado em 15/08/2014 23:08

Há algum tempo descobri que essa conversa de melhor idade é história pra boi dormir.
Na verdade é uma faca de dois gumes e não me engana mais, pelo menos na maioria das vezes. É claro que adoro ver dois velhinhos caminhando juntos, comemorando Bodas de Diamante, mas só Deus sabe o carvão que eles engolem.
Também me enterneço quando vejo meus netos crescidos e odeio quando meus ex-alunos que já são avós me chamam de tia. Me diverte ver as velhinhas loucas atrás de sexo, e, os velhinhos, de Viagra. Acho reconfortante ainda ter alguma força para dançar, cantar, sentar com amigos e jogar conversa fora, escrever alguma coisa que talvez alguém irá ler e gostar … E só!
Além disso, me causa compaixão o medo que a solidão causa aos idosos que não se prepararam para ela. Aqueles que confiaram que, ao criar seus filhos, garantiam carinho e companhia na velhice. Ledo engano. Sem generalizações, é claro. “Uma mãe cuida de dez filhos, mas dez filhos não cuidam de uma mãe”, ou ainda, “A casa dos pais será sempre o lar dos filhos, mas a casa dos filhos nem sempre é um lar para os pais”.
Tenho testemunhado isso com raras exceções. E, apesar dessa história de maior longevidade e qualidade de vida, trocaria minha experiência e pouca sabedoria por uns quarenta anos a menos. Quem sabe ainda pegar catapora? Melhor do que dor no joelho que não tem vacina.
Para manter a vida em dia, a gente tem que fazer muita coisa que não gosta para poder morrer com dignidade. E lá vai você com sessenta anos pra academia pra fugir da artrose e da demência senil. Ainda se resolvesse …Só ameniza as dores, mas não faz lembrar de nada. Aliás, eu sempre esqueço o dia e a hora da academia.
Sem contar a solidão de não ter quem queira ouvir as histórias que você vai repetir trocentas vezes e as piadas analógicas que não têm graça no mundo virtual? Tinham que ter nos preparado para ficarmos velhos 50 anos atrás. Com muita terapia para não temer a morte, muito condicionamento para gostar só de coisas saudáveis. Mas só de um tempo pra cá deram para descobrir as coisas que nos fazem curtir a melhor idade . Dá tempo?

Última Edição