VOCÊ É UMA MULHER ALFA?
Você foi a garota do seu grupo que casou com o rapaz mais cobiçado? Sempre conseguiu dar a volta por cima nas enrascadas em que sua turma se metia? Foi uma das primeiras a aprender a dirigir e ser taxada de moderninha? Fez questão logo cedo de se emancipar e ganhar seu próprio dinheiro? Reconhece essa mulher nas balzaquianas de hoje, as descoladas, bem resolvidas mulheres do nosso século?
Segundo estudiosos, essas mulheres poderiam ser rotuladas de mulheres alfa, cujo termo vem da biologia: o macho alfa: O mais forte do bando. O que consegue as melhores fêmeas. O que tem as melhores condições físicas de gerar uma boa prole e perpetuar a espécie.
Muitas de nós sabemos o quanto pesa ser apenas mulher hoje. Mulher, mulherzinha, que acorda com o olho cheio de remela, cabelo despenteado, hálito de ontem, TPM, mau humor, casa pra arrumar, filhos pra educar, economia doméstica para por em dia… E um mundo lá fora esperando a perua, gostosona, salto alto, perna sem varizes, vestida na moda, escondido do marido (que não concorda nunca com os gastos, mas quer a mulher bem arrumada…).
Lutamos para ser aquela que no travesseiro ainda sonha com o príncipe encantado, mas, quando acorda e dá de cara com o sapo, cai na real e vai à luta, brigar pelo salário justo e a igualdade de posições no mercado de trabalho. Sabemos que precisamos ser duronas para não ser assediadas sexualmente, e, ao mesmo tempo, não conseguimos esconder nossa meiguice e delicadeza femininas para resolver os impasses no campo de guerra onde reinam os homens.
As mulheres alfa nascem prontas para liderar. Em casa, no trabalho, na sociedade. Admitem que o homem seja um mal necessário; gostam da espécie, sabem lidar de maneira inteligente com eles, mas também sabem viver sem eles de uma maneira graciosa e digna, provendo seus rebentos e a si próprias afetiva e culturalmente, transformando-os em homens de bem, sem a ajuda de seus machos…
Sabem ser lindas e valorizar a beleza sem ser fúteis!!! Ter tempo para a manicure e para a filantropia, para Machado de Assis e para Discovery Kids…
Essa mulher sabe onde estão os pontos fracos e fortes de um casamento e tem potencial para modificá-lo sem modificar o que espera dele e de seu homem.
Não espera que alguém modifique o mundo para si, vai à luta e faz ela mesma a mudança necessária, e muitos sustentam que essas mulheres vão dominar o mundo…
Elas estão presentes em todos os setores do mercado, em todos os escalões dos governos pelo mundo afora. São elas, as mulheres, em maior número, nas salas de aula, nas universidades, e em várias profissões de destaque e importância.
Os homens temem essas mulheres. Temem perder lugar para elas. Temem que elas descubram que eles não são afinal o sexo forte. Temem que enxerguem afinal a farsa que foi todo o período de dominância e castração psicológica, imposto por eles durante séculos e séculos…
Penso que as mulheres estão cada vez mais se tornando seres bem preparados para exercer seu papel, que é também o do homem. Penso que os dois sexos deveriam dividir de maneira inteligente o comando do planeta, sem diferenças nem guerras de sexos. Mas penso também que caberá às mulheres alfa a missão de ensinar aos homens como fazer isso, usando de muito charme, batom e autoconfiança.