Aluno de Santa Fé, medalhista de ouro da Obmep, recebeu premiação no Rio de Janeiro
Da redação
Um aluno da Escola Municipal Agnes Rondon Ribeiro foi um dos 500 medalhistas de ouro da Obmep 2014 – Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas –.
Lucas Monteiro Cordeiro recebeu na segunda-feira, 20, em uma cerimônia no Teatro Municipal do Rio de Janeiro, sua premiação.
A Olimpíada contou com a participação de mais de 18 milhões de estudantes de 99,41% dos municípios do país. Do total, 501 conquistaram medalha de ouro, 1,5 mil de prata e 4,5 mil de bronze. “É um orgulho imensurável termos um aluno medalhista entre milhares de participantes. Esse resultado é a soma do esforço pessoal dele, da qualidade do ensino oferecido e do empenho dos profissionais da educação. Parabéns ao Lucas e a todos os demais participantes”, disse a secretária de Educação Marilza de Almeida Marques.
A Olimpíada proporciona aos medalhistas uma nova perspectiva de futuro. Isso porque todos os que conquistaram medalha de ouro podem passar por uma seleção e garantir uma bolsa para estudar em uma universidade do país, concedida pelo Instituto TIM, no valor de R$ 1,2 mil. Além disso, todos têm o direito de participar do PIC – Programa de Iniciação Científica –, no qual durante um ano têm aulas de Matemática, aos sábados, em universidades públicas do país. Eles recebem bolsas de R$ 100,00 por mês, através do CNPq – Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico –.