AME de Santa Fé alerta para faltas de pacientes nos atendimentos
Da redação
O AME – Ambulatório Médico de Especialidades – de Santa Fé do Sul faz apelo aos pacientes para que compareçam nos atendimentos marcados. O índice de faltas chegou a 10,48% nas especialidades médicas nos últimos seis meses, prejudicando centenas de moradores que necessitam de assistência médica. Ao todo, 2.916 pacientes não foram até o consultório e não avisaram, tirando a vaga de quem precisa.
Com o intuito de reduzir esta média, o AME já desenvolve medidas preventivas. “Enviamos torpedos para o celular dos pacientes agendados – 48 e 24 horas antes do procedimento. Além disso, nossa Central liga na véspera, para confirmar a presença. Tudo para garantir que esta vaga não seja perdida. Precisamos da conscientização das pessoas, para que compareçam no Consultório e tenham o seu atendimento”, disse Vera Elaine Lacerda, gerente administrativa.
Embora a falta nos compromissos médicos possa ser considerada sem importância, a situação traz problemas, pois atrapalham o bom funcionamento da unidade. Além da remarcação das consultas, o que aumenta a fila de espera e, consequentemente, prejudica os próximos usuários a serem atendidos, as ausências interferem tanto na agenda dos médicos quanto na disponibilidade de funcionários.
De acordo com dados da Controladoria do Ambulatório, as faltas em Dermatologia chegam a 16,16%. Em Proctologia somam 13,14%. Já no segmento de Neurologia, o número é de 12,81% e, nas cirurgias gerais, 12,75%.
Nas especialidades não médicas, o índice é ainda maior, 22,53%. Na Nutrição, as ausências contabilizam 25,27% e, na Psicologia, 25,10%.
“Para garantirmos a qualidade, resolutividade e a humanização do atendimento temos o sistema de agendamento. Para aqueles que tiveram imprevistos, pedimos que entre em contato pelo telefone (17) 3641-9160 e libere o horário, ajudando outra pessoa que também está precisando”, concluiu.