Atleta da seleção brasileira de Bobsled poderá de montar projeto em Santa Fé
Por Vinicius da Costa
O atleta da Seleção Olímpica de Bobsled, Denis Parreiras, que nasceu em São Caetano do Sul, está de mudança para Santa Fé do Sul.
Com a Seleção Olímpica, Denis conquistou na temporada de 2016 e 2017 duas das oito etapas da Copa América, em Salt Lake City e em Lake Placid, nos Estados Unidos; foi vice-campeão do circuito (com 572 pontos), ficando atrás dos Estados Unidos. em janeiro deste ano, no trenó de quatro a seleção foi a segunda melhor das Américas no combinado dos trenós de dois e de quatro. Atualmente o Brasil está ao 16º lugar no ranking mundial da Federação Internacional de Bobsled e Skeleton, posição esta que classifica a equipe para os Jogos de PyeongChang.
Em entrevista a O Jornal, Denis Pereiras disse que já frequentava a cidade e que sempre observou que Santa Fé possui uma estrutura ótima para esportes. “Eu particularmente gosto da cidade, e decidi então me mudar para Santa Fé e criar um projeto que incentive a modalidade na cidade.” disse.
Denis, por sua vez, procurou a Secretária Municipal de Esportes e Lazer de Santa Fé do Sul, e propôs ao secretário Henrique Alssuffi montar um projeto que incentivasse o esporte na cidade. “Tive um retorno muito bom do secretário. Ele ficou muito entusiasmado com a ideia da criação deste projeto aqui em Santa Fé, pois este trabalho irá beneficiar toda a população, e queremos criar um centro de treinamento de Push (Largada), onde ensinaremos crianças e adolescentes a realizarem uma largada de 50 metros em sincronia. Desta forma criaremos novos atletas e, se possível, dar oportunidades para que eles possam ser os novos competidores no futuro.” relatou.
Ele ainda explicou que esta buscando patrocinadores em Santa Fé. “Entramos em contato com a Funec e com a Academia Body Time, que aprovaram a ideia e nos apoiará nos apoiando, oferecendo um patrocínio para que este projeto saia do papel e se concretize. No projeto está incluso uma equipe multidisciplinar, com treinadores, nutricionista, psicólogos, tudo isso para oferecer um bom desenvolvimento para a equipe a ser treinada.” enfatizou Denis.
Já o secretário Municipal de Esportes, Henrique Alssuffi, disse que a Administração Municipal tem sempre buscado formas para fomentar e incentivar o esporte na cidade. “Assim que o esboço do projeto estiver pronto nós da Secretaria de Esportes e Lazer, estudaremos e veremos qual é a melhor forma de realizar este projeto, beneficiando assim a população santafessulense”, disse Henrique Alssuffi.
O esporte
O Bobsled é um esporte de inverno no qual equipes de duas ou quatro pessoas realizam, por meio de um trenó, descidas cronometradas em uma pista de gelo sinuosa e estreita, especialmente construída para a competição. O trenó é movido pela força da gravidade, e pode atingir velocidades de até 150 quilômetros por hora.
Desde 1924, o bobsled faz parte dos Jogos Olímpicos de Inverno, como uma competição para equipes masculinas de quatro pessoas. Em 1932, foi adicionada uma segunda modalidade, para equipes compostas por dois homens.