Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe vai até o dia 30
A meta para cada categoria é de 85%, que não foi totalmente atingida
Por Lucas Machado
Foi prorrogada até o dia 30 deste mês a Campanha de Vacinação contra os tipos A, B, e C, da gripe Influenza – H1N1, que teve início no dia 22 de abril em todo o Estado de São Paulo.
Em Santa Fé, até o momento, a campanha está sendo realizada em todas as ESFs – Estratégias de Saúde da Família -, e na Clias – Clínica de Atenção à Saúde -, das 8:00 às 17:00 horas.
Segundo a enfermeira do Clias, Karla Selotto Canato, 72% dos idosos acima de 60 anos já foram imunizados, bem como 60% de gestantes; 68% de trabalhadores da saúde; 83% das mulheres no puerpério e 69% de crianças entre 6 meses e 5 anos. A meta é de 85% para cada categoria.
O objetivo é estabelecer uma barreira imunológica capaz de bloquear a transmissão dos tipos da gripe na população, uma vez que a melhor maneira de prevenção é a imunização.
Os vírus tipo do A e B estão normalmente associados a epidemias que podem originar hospitalizações ou morte, e ocorrem geralmente em todos os invernos, com duração de quatro a seis semanas.
O tipo A, ao contrário do que muitos pensam, hoje em dia não é mais chamado de gripe suína, ou gripe do porco. Sabe-se que o vírus não é originário dos porcos, e muito menos transmitido por animais. O fato é que o vírus é apenas um variante do influenza H1N1, que contém ADN típico de vírus aviários, suínos e humanos.
Já o tipo C pode provocar doença respiratória ligeira ou até não provocar qualquer espécie de sintomas, não estando associados à gripe.