Curso de Administração da Funec se destaca com trabalhos de alunos
Da Redação
O curso de Administração da Funec, de Santa Fé do Sul-SP, vem se destacando com trabalhos aprovados em congressos nacionais e internacionais. O aluno do 8º semestre do curso, Rui Mauricio Leão, é uma prova da projeção da instituição nesses eventos. Desde que se integrou ao Pibic – Projeto Institucional de Bolsa de Iniciação Científica – da Funec, em 2013, sob orientação da professora Dra. Regina Maria de Souza, Rui teve seus trabalhos científicos aceitos no Conic – Congresso Nacional de Iniciação Científica –, na Unesp de Araraquara e de Franca.
Desde a criação do Pibic, além do Rui Leão, aproximadamente dez alunos do Curso de Administração, sob a orientação dos professores Clayton Cardoso de Moraes, Marcia Prete, Regina Maria de Souza e Fabiano Tiossi, tiveram trabalhos aceitos no Conic.
Este ano o aluno teve trabalhos aprovados em alguns congressos de destaque como o XXIV Encontro Brasileiro de Administração e XI Congresso Mundial de Administração, em Porto Alegre (RS); o Congresso Internacional de Administração (ADM 2015) – em Ponta Grossa; XX Conad – Congresso Nacional de Administração –, em Goiânia (GO); e o Geein – Grupo de Estudos em Economia Industrial –, da Unesp, em Araraquara.
Segundo o coordenador do curso de Administração da Funec, Ederson Mella Ternero, é motivo de orgulho para a instituição e, principalmente, para o curso. “O destaque do aluno Rui demonstra a qualidade do ensino na Funec e da equipe de docentes do curso de Administração. Parabenizo o Rui Leão pelo empenho e dedicação durante esses quatro anos de vida universitária bem sucedida, e, estendo meus cumprimentos a todos os alunos do curso pelos trabalhos aceitos em Congressos de renome na área de Administração. Parabenizo o corpo docente pelos brilhantes trabalhos, especialmente a professora Dra. Regina Maria. Agradeço a direção pedagógica e a presidência da Funec pelo apoio e respaldo na viabilização de recursos para que nossos alunos possam participar de eventos de natureza científica”, disse o coordenador.
Ederson Ternero também destacou que o Curso de Administração tem nota 4 no CPC – Conceito Preliminar do Curso – indicador que leva em conta a formação dos alunos, o IDD – Indicador de Diferença entre os Desempenhos Obsevados e Esperados – e dados sobre o corpo docente, a infraestrutura e as práticas pedagógicas da instituição de ensino. A nota do CPC varia de 1 a 5.
Para a diretora pedagógica da Funec, professora Dra. Sâmira Ambar Lins, a participação dos alunos nesses eventos é imprescindível. “A Funec fundamenta-se no tripé ensino-pesquisa-extensão, assim, acreditamos que o engajamento na pesquisa, o processo de investigação científica e os novos conhecimentos adquiridos são determinantes para a formação profissional do discente, e o destaque do Rui Leão e dos demais alunos que participam desses eventos, juntamente com os professores orientadores, é resultado desse trabalho”, afirmou.
O presidente da Funec Ademir Maschio disse que se sente honrado por ser um ex-aluno do curso de Administração. “Fiz minha graduação na Funec e hoje estou presidente na Instituição. Posso comprovar a qualidade do curso, pois me deu o embasamento necessário para hoje desempenhar minha função. Como o aluno Rui, temos incentivado e apoiado financeiramente muitos outros alunos na pesquisa científica porque acreditamos no potencial acadêmico desses alunos”.
Pibic/Funec
O Pibic – Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Científica – foi criado pela Funec em 2010. A ação permite a seleção de jovens talentos em todas as áreas do conhecimento. É uma atividade voltada aos alunos da graduação, que visa incluí-los no ambiente de pesquisa e produção científica, despertando vocações e incentivando os que se destacam em seu desempenho acadêmico. Depois de aprovado, o aluno desenvolve o seu projeto e recebe uma bolsa de estudos durante 12 meses. O professor orientador do projeto também é beneficiado com o programa.