Eepim realiza o Dia do Saresp
Por Daniela Trombeta Dias
No dia 12, a equipe escolar da Escola Estadual Itael de Mattos da Diretoria de Ensino de Jales, atendendo ao calendário oficial da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, organizaram e realizaram o “Dia do Saresp”, objetivando a análise dos resultados das avaliações externas do Saresp – Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Estado de São Paulo -, Prova Brasil, Avaliação da Aprendizagem em Processo – APP, bem como dos desempenhos dos alunos nas avaliações internas no 1º semestre letivo.
Foram analisados os dados da Eepim publicados pelo Saresp referentes aos 7ºs e 9ºs anos (93 alunos) do Ensino Fundamental de tempo integral e, dos 3ºs anos (279 alunos) do Ensino Médio que participaram da avaliação e, cujos resultados permitem à escola, a diretoria de ensino, e a secretaria estadual de educação realinharem ações que possam, cada vez mais, melhorar a qualidade da aprendizagem.
Nos resultados do Saresp no Ensino Fundamental houve a superação em 120% das metas. E, no Ensino Médio houve a estabilização dos resultados de 2012 e 2013. Na Prova Brasil, cuja avaliação ocorreu somente no Ensino Fundamental – 8ºs e 9ºs anos – houve melhoria comparativa entre os dados de 2011 para 2013. E, na APP que visa um mapeamento detalhado das competências e habilidades dos alunos foi possível identificar, em todas as classes, de todos os períodos, os pontos frágeis que são necessárias intervenções pedagógicas e formativas.
Foram consideradas as conquistas alcançadas pela equipe e, sobretudo dos alunos, enaltecendo o esforço e a superação de toda comunidade escolar. Também entre os focos relevantes identificados pela equipe estão os dificultadores da aprendizagem de parte do alunado como à frequência irregular, o cansaço de duplas jornadas, problemas de saúde, defasagem da aprendizagem referente ao ano que se encontra, o desinteresse e falta de estimulo da família.
Cada profissional, de cada componente curricular, em conjunto com seus parceiros de área de estudos, acompanhados pela supervisora de ensino, definiram as ações a serem desenvolvidas até o final deste ano letivo, no intuito de apresentarem aulas que possam facilitar a aprendizagem dos alunos que ainda não estão dentro dos parâmetros de aprendizagem desejados, ou seja, nível básico, adequado e ou avançado.
Foram também determinadas pela equipe ações que buscam parcerias e, incluem o esforço da comunidade, de instituições de apoio social, saúde e proteção; do poder judiciário, conselho tutelar, empregadores e família, para juntos promoverem o jovem em sua formação intelectual e com valores humanísticos.