Eletricista fala sobre medidas para economizar energia elétrica
Por Vinicius da Costa
Muitas vezes, a conta de luz no final do mês pode se tonar um verdadeiro peso no nosso bolso. Como vivemos em um mundo cada vez mais tecnológico e dependente de energia elétrica, não podemos abrir mão de uma média de consumo que atenda às nossas necessidades. Porém, com algumas atitudes simples, é possível economizar um bom dinheiro.
Em entrevista a O Jornal, Fábio Ferrante, proprietário da Falcon Soluções em Elétrica, disse que uma das medidas a ser tomadas é consertar qualquer fiação defeituosa. “A maioria das pessoas não sabe que uma fiação defeituosa pode aumentar muito seus gastos com energia elétrica. Quando um fio está parcial ou totalmente desencapado, por exemplo, ele pode puxar uma carga constante, fazendo com que o aparelho em questão consuma muito mais do que deveria. E isso para não falar do risco de levar um choque ou acontecer um curto-circuito que pode até começar um incêndio”, disse.
A função Stand By de alguns aparelhos é muito prática, porém, menos econômica do que parece. Aparelhos nesse modo podem consumir de 10 a 20% do seu gasto habitual quando ligados. Ou seja, se você deixar vários deles plugados, pode ter um gasto constante, ainda que não esteja utilizando nada. E como temos cada vez mais eletrodomésticos, a diferença pode ser elevada.
Se possível, não use aparelhos elétricos durante o horário de pico, ou seja, o horário de maior consumo de energia que vai da 18:00 às 21:00 horas. “Neste horário evite utilizar muitos aparelhos ao mesmo tempo, pois é quando existe o maior consumo, pelo fato de muitas pessoas estarem chegando em casa após um longo dia de trabalho, e quererem utilizar vários aparelhos em conjunto. O consumidor deverá evitar o uso de benjamins, pois o acúmulo de ligações na mesma tomada pode acarretar em um gasto maior”, enfatizou Fábio.
Fábio disse ainda que a troca de lâmpadas incandescentes ou fluorescentes pelas de Led é uma boa opção. “As lâmpadas de LED consomem até sete vezes menos que as incandescentes e representam metade do gasto das lâmpadas fluorescentes, pois é uma lâmpada fria, possuindo uma luminosidade na cor branca, e além de tudo é mais durável que as outras”, relatou o proprietário.
Ele ainda disse que não basta apenas apagar a luz quando sair ou depender das já recorrentes lâmpadas mais econômicas, o consumidor deverá também abrir cortinas e janelas, e poderá usar de algumas táticas como telhas de acrílico ou até colocarem garrafas Pets no telhado como lâmpadas naturais.
O proprietário da floricultura Moby Dick, Saulo José Clemente, utiliza das famosa garrafa ‘Lâmpada de Moser’ ou Lâmpada de Garrafa Petpara obter uma luminosidade natural. “Comecei utilizar essas garrafas para substituir algumas lâmpadas e poder adquirir uma maior luminosidade, sem ter um custo a mais”, disse.
A “Lâmpada de Moser” é tão somente uma garrafa transparente, cheia de água, que deixa a luz do dia passar pelo telhado e a espalha pelo ambiente. “A garrafa Pet consegue dispersar a luz de maneira a fazer a mesma função que uma lâmpada comum. Ela também é versátil, pois pode ser instalada em diferentes tipos de telhado, além de ser praticamente de graça”, afirmou Saulo.
Para a instalação da lâmpada é preciso de algum tipo de ferramenta para cortar orifícios em formato circular nas telhas em que deseja colocar as garrafas. “Para isto pode-se usar uma furadeira, serra, talhadeira ou qualquer ferramenta disponível que possa fazer isto. Logo após é só colocar a garrafa, enche-la de água e colocar uma colher de cândida para que não nasça algas ou crie lodo, depois é só vedar com silicone e desfrutar de uma luz natural, pois este tipo de experimento emite uma luz igual a uma lâmpada de 60 watts.”, disse Saulo José Clemente.