Funec realizará palestra sobre a prevenção do câncer

Publicado em 24/10/2014 23:10

O evento faz parte das atividades realizadas durante a campanha Outubro Rosa, que visa esclarecer e conscientizar as pessoas sobre o diagnóstico precoce do câncer de mama

Por Lucas Machado

Este mês é conhecido como Outubro Rosa, ocasião em que são realizados movimentos para conscientizar as pessoas sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama. O evento é gratuito, e é direcionado aos alunos da instituição, bem como à população.
Com esse objetivo, o curso de Enfermagem da Funec, em parceria com a Prefeitura, a Santa Casa de Misericórdia e o AME – Ambulatório de Especialidades Médicas -, promoverá na próxima quinta-feira, dia 30, às 19:30 horas, no Complexo Turístico, Histórico e Cultural, a palestra “Prevenção do Câncer de Mama”. De acordo com o Setor de Comunicação da Funec, o palestrante ainda não foi definido.
Segundo a coordenadora do curso de Enfermagem, a professora Taise Jordão, a orientação é uma forma de prevenção, pois permite que as pessoas tenham conhecimento sobre a doença, e alerta as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce da doença.
Sobre a doença
O câncer se caracteriza pelo crescimento rápido e desordenado de células, que adquirem a capacidade de se multiplicar. Essas células tendem a ser muito agressivas e incontroláveis, determinando a formação de tumores malignos, que podem espalhar-se para outras regiões do corpo. O câncer também é comumente chamado de neoplasia.
A doença afeta as mamas, que são glândulas formadas por lobos, que se dividem em estruturas menores chamadas lóbulos e ductos mamários. É o tumor maligno mais comum em mulheres e o que mais leva à morte, de acordo com o Inca – Instituto Nacional de Câncer -.
Segundo a estimativa sobre incidência de câncer no Brasil, dados de 2014-2015, produzida pelo Inca, serão 576 mil novos casos de câncer por ano no País. Desses, 57.120 mil serão tumores de mama.
Nem todo tumor na mama é maligno, e ele pode ocorrer também em homens, mas em número muito menor. A maioria dos nódulos (ou caroços) detectados na mama é benigna, mas isso só pode ser confirmado por meio de exames médicos.
Quando diagnosticado e tratado ainda em fase inicial, isto é, quando o nódulo é menor que um centímetro, as chances de cura do câncer de mama chegam a até 95%. É recomendado que toda mulher faça uma mamografia por ano a partir dos 40 anos.
Outubro Rosa
O movimento conhecido como Outubro Rosa nasceu nos Estados Unidos, na década de 1990, para estimular a participação da população no controle do câncer de mama.
Tem como objetivo principal promover a conscientização sobre a doença e compartilhar informações sobre o câncer de mama.
A primeira iniciativa vista no Brasil em relação ao Outubro Rosa foi a iluminação em rosa do monumento Mausoléu do Soldado Constitucionalista, mais conhecido como o Obelisco do Ibirapuera, situado em São Paulo, em 2002.
A ideia foi de um grupo de mulheres simpatizantes com a causa do câncer de mama, que, com o apoio de uma conceituada empresa europeia de cosméticos, iluminaram de rosa o Obelisco do Ibirapuera.

Última Edição