Grupo de Voluntários de Combate ao Câncer participa do “Outubro Rosa”

Publicado em 3/10/2014 23:10

Por Daniela Trombeta Dias

O Grupo de Voluntários de Combate ao Câncer de Santa Fé do Sul mais uma vez se faz presente na luta contra a doença, promovendo a conscientização da prevenção do câncer de mama, e participa do movimento popular conhecido como “Outubro Rosa”, que é realizado em todo o mundo.
Segundo a presidente do grupo, Eliete Buosi, o evento é realizado como forma de participar do mês e incentivar a prevenção da doença. “Nós colocamos faixas referentes ao “Outubro Rosa” em frente à sede do grupo, situada Avenida Navarro, nº 297, assim como em frente ao Banco do Brasil, no Buteko Lanches, e em frente à Prefeitura. Também estamos divulgando em rádios e jornais a importância de se prevenir contra a doença através do exame anual de mamografia”, explicou ela.
O nome “Outubro Rosa” remete a cor do laço rosa, que simboliza mundialmente a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades. “Dessa forma, todas as voluntárias do grupo usarão o laço rosa este mês”, afirmou Eliete.
Outubro Rosa
Este movimento começou nos Estados Unidos na década de 1990 e, para sensibilizar a população, inicialmente as cidades se enfeitavam com laços rosa, principalmente nos locais públicos. A ação de iluminar prédios públicos, monumentos, postes, teatros e outros surgiu posteriormente.
O “Outubro Rosa” é, portanto, uma ação mundial, que embeleza com o seu tom rosa, no sentido de mostrar, de modo belo e feminino, a importância da luta contra o câncer de mama, que é o que mais mata as mulheres em todo mundo.
“O importante é, na realidade, termos o foco a respeito deste sério assunto nos 12 meses do ano, já que a doença é implacável e se faz presente não só no mês de outubro. No entanto, neste mês é representativo para a causa, tornando-se especial e destacado dos demais. O câncer de mama é o segundo tipo mais frequente de câncer no mundo, é o mais comum entre as mulheres, respondendo por 22% de casos novos a cada ano”, disse Eliete.
No Brasil a taxa de mortalidade por câncer de mama continua elevada, muito provavelmente porque a doença é diagnosticada em estágios avançados. Estima-se que haja 60.000 novos casos em 2014 e aproximadamente 13.000 mortes; e, dentre elas, cerca de 120 homens.
A prevenção é um meio importante para se combater o câncer de mama e deve ser feita através de uma dieta equilibrada, pratica regular de exercícios físicos, assim como evitar a obesidade, a ingestão de álcool e exposição a radiações ionizantes.

Última Edição