Inmetro faz alerta quanto a uso de chupetas e mamadeiras customizadas

Publicado em 6/06/2015 07:06

Por Daniela Trombeta Dias

Moda entre as mamães de meninas, as mamadeiras, e principalmente chupetas customizadas com pedras de bijuteria, como as de strass, são cada dia mais procuradas; porém, apesar de lindas, segundo o Inmetro – Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia –, a prática de comprar esses itens para que crianças façam uso é totalmente perigosa.
De acordo com o Inmetro, a customização de mamadeiras e chupetas altera os produtos originais que, por sua vez, não obedecem às normas de segurança do Instituto.
Chupetas e mamadeiras devem ser regulamentados pela autarquia em conjunto com a Anvisa. Para tanto, estes produtos necessariamente devem atender a requisitos técnicos e regulamentações específicas para que possam ser devidamente aprovados na avaliação de conformidade para que, posteriormente, só depois disso, serem liberados para a venda.
O Inmetro enfatiza ainda que não importa, portanto, que o produto originalmente utilizado para a customização seja de uma marca de total confiança, ou seja, de marca famosa. Depois que a chupeta ou a mamadeira se “enfeitam”, deixam de ter as características do produto aprovado, perdendo totalmente a segurança.
Riscos
O alerta é porque caso uma ou mais pedrinhas se soltes, podem fatalmente causar a morte por asfixia, sem contar que no geral as colas usadas para fixar as pedras podem possuir alguma substância tóxica. O Inmetro ainda avisa que os enfeites podem conter chumbo, o que pode causar intoxicação.
Mesmo que esses produtos sejam vendidos em lojas on-line ou em feiras de artesanato, não sendo eles certificados, estão cometendo irregularidades, estando também sujeito às penas da lei.

Última Edição