Morador mais idoso de Santa Fé faleceu nesta semana

Publicado em 16/10/2015 23:10

Seo Joaquim tinha 108 anos e morava no Lar São Vicente de Paula

Por Daniela Trombeta Dias

Faleceu na madrugada de quarta-feira, dia 14, por volta das 3:00 horas, no Lar São Vicente de Paula, em Santa Fé, Joaquim Jorge, aos 108 anos.
Segundo a direção do Lar, durante a ronda noturna dos funcionários, o idoso foi encontrado morto em seu quarto. Há alguns dias ele ficou internado para tratamento médico e se encontrava muito debilitado.
Seo Joaquim, como era conhecido, era um dos idosos mais velhos da região Noroeste Paulista. Ele completou 108 anos em fevereiro deste ano, e, naquela data, assim como em anos anteriores, a reportagem de O Jornal o entrevistou e registrou as festas de aniversário que eram oferecidas pelo Lar em sua homenagem. Sua idade também foi destaque na imprensa regional na data e ele ficou conhecido como o senhor que esbanjava disposição.
Relembre sua história
Nascido em Montes Claros-MG, seo Joaquim ficou órfão aos 12 anos e logo passou a viver só e a trabalhar em lavouras. Depois de alguns anos, veio para o Estado de São Paulo e residiu em Penápolis, onde trabalhou como servente na construção da hidrelétrica de Salto de Avanhandava, no Rio Tietê, que hoje está submersa.
Após esse período, voltou a ser lavrador em fazendas da região, mas também trabalhou nos estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, permanecendo em Santa Fé. Após se separar da última esposa, com quem teve o décimo filho, aos 86 anos, ele foi morar no Lar São Vicente de Paula onde permaneceu por 12 anos.
Seo Joaquim Jorge era aposentado há 37 anos, e entre as coisas que gostava de fazer era ouvir músicas caipiras e passear pela cidade, parando pelo caminho para conversar com velhos conhecidos, e também fazer novos amigos.
Logo que sua morte foi divulgada através do site de O Jornal e de nossa página no Facebook, mais de 7 mil pessoas visualizaram a notícia de seu falecimento, inclusive comentando a amizade formada enquanto o simpático senhor passeava pelas ruas da cidade.
A despedida a seo Joaquim aconteceu no Velório Municipal, e seu corpo foi enterrado ainda na quarta-feira, no Cemitério São João Batista I.

Última Edição