Na abertura do VI Aquishow, ministro Barbalho apresentou boas notícias aos piscicultores
Por Ilson Colombo
Durante a abertura do VI Aquishow, que teve início nesta quarta-feira, 26, o ministro da Pesca e Aquicultura, Helder Barbalho, apresentou boas notícias aos piscicultores da região.
Barbalho anunciou que estava sendo publicado no DOU – Diário Oficial da União – naquele dia a normativa que regulamenta o deslocamento dos tanques redes sem qualquer punibilidade para os produtores, desde que respeitem a cota de cada reservatório.
Os piscicultores também ouviram do ministro do MPA, que disse que foi ampliado para mais 90 dias o prazo para que o Ministério volte a rediscutir a normativa publicada em fevereiro que regulamenta o transporte de pescados. Com essa medida, também publicada na quarta, o cultivo do pescado no Brasil será sobremaneira favorecido.
Helder destacou a participação do vice-governador de São Paulo, Marcio França, na intermediação da republicação do decreto estadual que trata do licenciamento ambiental dos tanques redes, e que tem sido um embaixador do setor na defesa dos interesses de todos os aquicultores paulistas. O decreto venceria em junho de 2015, mas foi prorrogado até junho de 2016.
Em seu discurso, o ministro Helder Barbalho destacou que a região de Santa Fé do Sul mostrou ao Brasil que, ao enxergar o potencial da aquicultura em tanques redes nas águas da união, que se trata de um setor altamente produtivo e em franco desenvolvimento, realizou um trabalho de vanguarda. Completou ele ainda dizendo que a piscicultura é o novo caminho de desenvolvimento econômico, um caminho de prosperidade, de geração de emprego e renda e, ainda, que garante a segurança alimentar e de qualidade para a população brasileira.
“Estou convicto e entusiasmado com as oportunidades do setor. Estou absolutamente certo de que a aquicultura é a nova fronteira do agronegócio brasileiro. Chegou o momento de aproveitar a extensão territorial brasileira de aproveitar a oferta de águas da união e investir neste segmento”, falou o ministro, que ainda citou o exemplo dos investimentos que a maior empresa do mundo em produção de Tilápia será instalada em Selviria (MS), produzindo mais de 6 mil toneladas do peixe por ano.
“Chegou a hora de o Brasil olhar para si e entender que a aquicultura é um caminho certo do desenvolvimento”, finalizou Helder Barbalho, que agradeceu e elogiou a organização do VI Aquishow em Santa Fé.
Após a abertura oficial, o ministro visitou os stands da feira e almoçou na praça de alimentação montada pela Brasilian Fish, do Grupo Ambar Amaral, retornando, então a Brasília.