Nota do Ideb da Educação de Santa Fé supera meta para o município e médias estadual e nacional

Publicado em 12/09/2014 23:09

Segundo a secretária de Educação, o trabalho feito está no cominho certo para continuar obtendo conquistas

Por Daniela Trombeta Dias

Foram divulgadas este mês as notas do Ideb – Índice de Desenvolvimento da Educação Básica -, no qual a educação de Santa Fé superou as médias estadual e nacional.
Na nota por município, Santa Fé obteve 6,4, índice maior que o estadual, que é de 6,1, e o nacional, que é de 5,2. A cidade ultrapassou ainda a meta projetada para o ano 2022 no Brasil, que é de 6,0.
Segundo a secretária municipal de Educação, Marilza de Almeida Marques, o Ideb – Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – é um indicador criado pelo Governo Federal para medir a qualidade do ensino nas escolas públicas.
“O Ideb foi criado em 2007 pelo Inep – Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira -, sendo calculado com base na taxa de rendimento escolar, como aprovação e evasão, e também no desempenho dos alunos no Saeb – Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica e na Prova Brasil -, ou seja, quanto maior for a nota da escola no teste e quanto menos repetências e desistências ele registrar, melhor será a sua classificação, em uma escala de 0 a dez”, explicou ela.
Notas
A escola Benedito de Lima obteve, em 2009, a nota de 5,3 pontos; em 2014, 5,4; e, em 2013, 3,6.
A nota da escola Cirley Volpe Lopes, em 2009 foi de 6,0; de 6,2 (2011) e de 6,3, em 2013. A escola Elisabeth Maria Cavaretto Almeida conquistou 6,1 nos anos de 2009 e 2011, e 6,0 em 2013.
A escola Marina de Oliveira obteve 5,7 em 2009, 6,1 (2011) e 6,0 em 2013. E, por fim, a escola Rosimares Camargo Benitez, 6,5 (2009); 5,9, em 2011 e 6,8, em 2013.
“As escolas de Santa Fé estão entre as melhores da região, isso porque nós padronizamos o ensino de qualidade, ou seja, não tem como falar que uma escola é melhor que a outra. Todas oferecem o mesmo ensino, com o mesmo nível de qualidade. Essas notas só mostram que o trabalho feito pela diretora, coordenadores e professores está no caminho certo”, afirmou Marilza.
Enfatizou ela ainda que o ensino nas escolas é sedimentado com o período de reforço e também no contra turno. “Investimos no contra turno, no qual os alunos participam de várias atividades, como dança, teatro, esporte, lazer, pintura e outras. São ações como o contra turno e o reforço com o plantão de dúvidas que estão fazendo a grande diferença e nos propiciando ter uma educação de qualidade”, finalizou ela.

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