Nova campanha para cadastro para doação de medula será realizada em Santa Fé

Publicado em 17/04/2015 23:04

Garoto João Pedro, de Fernandópolis, faleceu, porém pai continuará realizando campanha “Seja um herói, salve vidas”

Por Daniela Trombeta Dias

O morador de Fernandópolis Claudio Azevedo foi quem fundou a campanha “Seja um Herói, Salve Vidas”, visando fazer o cadastro de pessoas que pudessem ser compatíveis com o filho, João Pedro, diagnosticado em 2009, com leucemia, ou com qualquer outro paciente que dependesse do transplante para sobreviver.
Foi assim que teve início a luta de Claudio para encontrar doadores e, daquela época para cá, ele viajou juntamente com uma equipe do Hemocentro de Fernandópolis para várias cidades realizando a campanha e inúmeros cadastros foram feitos, mas nenhum doador compatível com o filho foi encontrado.
Em março passado, no dia 24, João Pedro, em virtude de complicações causadas por um fungo, que afetou os pulmões, a traqueia e o esôfago, faleceu e, apesar da dor, a família pretende continuar realizando a campanha que tem mobilizado a região em busca de mais cadastros para doação de medula óssea.
“Sei da dificuldade e da dor dos pacientes e seus familiares, e por isso é que pretendo continuar com a campanha para incentivar mais pessoas a realizarem o cadastro, pois a cada um feito, mais uma chama de esperança é acessa, e é isso que todos têm que pensar, ou seja ‘se posso salvar uma vida, porque não fazê-la?’”, enfatizou Claúdio.
Em março do ano passado, Claudio, juntamente com a esposa Luciana Moreira, e os filhos João Pedro e Ingrid estiveram na cidade acompanhando os três dias da campanha, quando mais de 400 cadastros foram feitos.
“A população de Santa Fé e Comarca e os alunos da Funec se solidarizaram, e, por isso, iremos voltar. Quem já fez o cadastro uma vez não precisa refazê-lo, apenas atualizar o endereço e os dados pessoais no site do Redome. Agora, quem nunca se cadastrou, peço para que invista um tempo e vá até o campus da Funec para dar esperança aos milhares de brasileiros que se encontram internados em tratamento para se curarem dessa terrível doença. O João Pedro fez tratamento, foi acompanhado por médicos e, recentemente, quando minha filha caçula, a Isadora, nasceu, ficamos sabendo que ela era 100% compatível com ele e poderia ser doadora de medula, porém foi a vontade de Deus levá-lo e ele descansou. Mas tanto eu quanto minha esposa sabemos da importância do cadastro para doação de medula e continuaremos a realizar a campanha que, aliás, já se tornou muito conhecida na região. Sabemos que o João Pedro está feliz com a continuação da campanha e pedimos que todos colaborem e incentivem seus parentes e amigos para comparecer”, finalizou ele.
A campanha “Seja um herói, salve vidas”, será realizada em Santa Fé no mês de junho, em dois dias, em datas ainda a serem definidas.

Última Edição